PREMIADOS

Prêmios de Destaque 2018

 

PRÊMIO EMILIO BAUMGART
DESTAQUE DO ANO EM ENGENHARIA ESTRUTURAL
ALIO ERNESTO KIMURA

Eng. Alio Ernesto Kimura com prêmio recebido do presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman


ALIO É ENGENHEIRO CIVIL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP DE BAURU, 1997) E SÓCIO-DIRETOR DA TQS INFORMÁTICA, ONDE ATUA NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PARA PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO, DESDE 1998. AUTOR DO LIVRO “INFORMÁTICA APLICADA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO”, CUJO LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO FOI REALIZADO EM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS NO 60º CBC 2018.
ALIO É SECRETÁRIO DE REVISÃO DAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS ABNT NBR 6118:2014 E ABNT NBR 15200:2012, E SECRETÁRIO DO COMITÊ IBRACON/ABECE CT 301PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO.
ELE É PROFESSOR DOS CURSOS SOBRE PILARES DA ABECE E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTRUTURAS, DO PECE-USP.

 

PRÊMIO FRANCISCO DE ASSIS BASÍLIO
DESTAQUE DO ANO EM ENGENHARIA NA REGIÃO DO EVENTO
CÉSAR ZANCHI DAHER

Eng. César Zanchi Daher (Dir.) recebe Prêmio do Diretord e Relações Institucionais Do Ibracon, Prof. Tulio Bittencourt

 

DAHER É ENGENHEIRO CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, COM EXPERIÊNCIA DE 38 ANOS NO CONTROLE DE QUALIDADE TECNOLÓGICA DE CONCRETO E SOLOS, PAVIMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE FUNDAÇÕES, EM OBRAS COMO: USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU; BARRAGENS FOZ DO RIO CLARO , RIO VERDINHO E SALTO CAÇU EM GOIÁS; PARQUE EÓLICO ASSURUÁ, NA BAHIA; PARQUE EÓLICO MIRIM II E MANGUEIRAS III EMCHUÍ, RIO GRANDE DO SUL; PÁTIO DE CONTÊINERES DO PORTO DO PARANAGUÁ, PISTA DE TAXIAMENTO DO AEROPORTO AFONSO PENNA E DO AEROPORTO DE VITÓRIA NO ESPÍRITO SANTO; PAVIMENTAÇÃO DA SERRA DONA FRANCISCA, EM JOINVILLE; PAVIMENTAÇÃO DA SERRA CUIABÁ-RONDONÓPOLIS EM MATO GROSSO; FÁBRICA DA RENAULT, FÁBRICA AUDI VOLKSWAGEN EM CURITIBA; DAS DEZ MAIS ALTAS EDIFICAÇÕES DO BRASIL , SEIS ESTÃO SOB A SUA GESTÃO TECNOLÓGICA E INICIANDO A GESTÃO TECNOLÓGICA DO PORTO DE SAN MARTIN ,PARACAS, NO PERU.
DIRETOR-PRESIDENTE DA DAHER CONSULTORIA E TECNOLOGIA , EMPRESA COM 35 ANOS DE ATUAÇÃO NA ÁREA TECNOLÓGICA DE CONCRETO E SOLOS, COM OBTENÇÃO DE ALGUNS RECORDES, COMO O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM 136 MPa, USADO NO EVOLUTION TOWERS CURITIBA, EM 2004, E O CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM 143 MPa, USADO NO CENTRO COMERCIAL ANTÁRTICA PONTA GROSSA, EM 2006.
CÉSAR ZANCHI DAHER FOI PROFESSOR TITULAR DE MECÂNICA DOS SOLOS E DE TECNOLOGIA DE CONCRETO E MATERIAIS, NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC PARANÁ), DE 1982 A 2002, ONDE FUNDOU E FOI DIRETOR DO INSTITUTO DE PESQUISA E ASSESSORIA TECNOLÓGICA (INTEC). FOI DIRETOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DE 1990 A 1996.
ESCREVEU O CAPITULO INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA DO LIVRO INTERNACIONAL TWIN CITIES. FOI PRESIDENTE DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL AVANÇADO (IDPA), ESPECIALIZADO EM RESIDÊNCIAS TÉCNICA PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS, E FOI DIRETOR REGIONAL DO IBRACON, DE 1995 A 2007.

 

PRÊMIO EPAMINONDAS MELO DO AMARAL FILHO
DESTAQUE DO ANO EM ENGENHARIA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO EM CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO
CARLOS ALBERTO GENNARI

Eng. Carlos Alberto Gennari com o Prêmio ao lado da Diretora de Publicações do Ibracon, Eng. Íria Doniak

 

CARLOS É EX-PRESIDENTE E ATUAL MEMBRO DO CONSELHO ESTRATÉGICO DA ABCIC (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA DE CONCRETO). PARTICIPA TAMBÉM COMO MEMBRO DO CONSIC (CONSELHO DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL DA FIESP (FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO) E DO CONSELHO DO SINAPROCIM (SINDICADO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL).
GENNARI É SÓCIO DA EMPRESA LEONARDI CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA, SENDO RESPONSÁVEL PELAS ÁREAS DE OPERAÇÕES, OU SEJA, ENGENHARIA, PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO, OBRAS, CONTROLE TECNOLÓGICO E PESQUISA E DESENVOLVIMENTO.
A EMPRESA, COM 29 ANOS DE ATUAÇÃO, FORNECE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA OBRAS INDUSTRIAIS, COMERCIAIS, SHOPPINGS, EDIFÍCIOS MULTIPAVIMENTOS E OBRAS DE INFRAESTRUTURA. SUA PRODUÇÃO INCLUI CONCRETO AUTOADENSÁVEL, ARQUITETÔNICO (PIGMENTADO), DE ALTO DESEMPENHO, DE ULTRA ALTO DESEMPENHO, REFORÇADOS COM FIBRAS DE VIDRO, ENTRE OUTROS.
EM 2018, A LEONARDI ENTREGOU PROJETOS INOVADORES EM PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO, COMO A PISTA DE TESTES DE CAMINHÕES DA MERCEDES BENZ, EM IRACEMÁPOLIS, COM PRECISÃO MILIMÉTRICA SEGUNDO MODELO MATEMÁTICO PRÉ-ESTABELECIDO; ELEMENTOS DO PROJETO SÍRIUS, ACELERADOR DE LUZ SÍNCROTON, COM CONCRETO DE MÓDULO DE ELASTICIDADE DE 55 GPA E RESISTÊNCIA DE 120 MPA, COM PRECISÃO DE DOIS MILÍMETROS, CONTROLADA POR LASER TRACK; E, FINALMENTE, O EDIFÍCIO GREEN HOUSE, EM INDAIATUBA, COM UM PARTIDO ARQUITETÔNICO DIFERENCIADO, TODO EM ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS (8 PAVIMENTOS E 17.730 METROS QUADRADOS), PRIMEIRO EDIFÍCIO COM CERTIFICAÇÃO TRIPLE ‘A’ DO INTERIOR DE SÃO PAULO.

 

PRÊMIO FALCÃO BAUER
DESTAQUE DO ANO EM ENGENHARIA DE PESQUISA EM CONCRETO E MATERIAIS CONSTITUINTES
VANDERLEY MOACYR JOHN

Prof. Vanderley John com o Prêmio ao lado do Diretor Técnico do Ibracon, Prof. Paulo Helene

 

VANDERLEY É ENGENHEIRO CIVIL PELA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (1992), MESTRE EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E DOUTOR EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ELE TEM PÓS-DOUTORADO PELO ROYAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY DA SUÉCIA (2001).
PROFESSOR TITULAR DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, É MEMBRO DO LABORATÓRIO DE MICROESTRUTURA E ECOEFICIÊNCIA, QUE FUNDOU EM 1996, COM O PROFESSOR VAHAN AGOPYAN.
JOHN É COORDENADOR DA UNIDADE EMBRAPII (EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL) POLI USP MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO ECOEFICIENTE, DO INCT TECNOLOGIA CIMENTÍCIAS ECOEFICIENTES AVANÇADAS E DO IRIS USP (INTERDISCIPLINARY RESEARCH FOR INNOVATIVE SOLUTIONS).
ELE É MEMBRO DA COORDENAÇÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, DO CONSELHO EXECUTIVO DA AGÊNCIA USP INOVAÇÃO, DA DIRETORIA DO CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E DA REDE LCCI (LOW-CARBON CEMENTITIOUS MATERIALS INICIATIVE), PARTE DO PROGRAMA DE MEIO AMBIENTE DAS NAÇÕES UNIDAS.
ATUALMENTE SE DEDICA A DESENVOLVER TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A EFICIÊNCIA DO USO DE LIGANTES E DE SUA SUBSTITUIÇÃO POR FÍLERES E DISPERSANTES.
CO-AUTOR DO RELATÓRIO DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE “ECO-EFFICIENT CEMENTS: POTENTIAL ECONOMICALLY VIABLE SOLUTIONS FOR A LOW-CO2 CEMENT-BASED MATERIALS INDUSTRY” E DO LIVRO “CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: MITOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES”.

 

PRÊMIO OSCAR NIEMEYER SOARES FILHO
DESTAQUE DO ANO EM ARQUITETURA DE CONCRETO
PAULO JULIO VALENTINO BRUNA

Arq. Paulo Bruna (esq.) ao lado do Diretor-Secretário do Ibracon, Prof. Antonio Domingues de Figueiredo

 

PAULO BRUNA É ARQUITETO (1964) E DOUTOR PELA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE ATUA COMO PROFESSOR.
TRABALHOU NO ESCRITÓRIO LONDRINO “LOW RODIN & OTH” EM 1967/1968, ESPECIALIZADO NO CÁLCULO DE SISTEMAS INDUSTRIALIZADOS DE CONCRETO ARMADO.
EM SEU DOUTORADO DEFENDEU A NECESSIDADE DE RACIONALIZAR E PREFABRICAR TODOS OS COMPONENTES DO PROGRAMA HABITACIONAL RECÉM-LANÇADO DO BANCO NACIONAL DE HABITAÇÃO (BNH), TESE PUBLICADA EM LIVRO NOS ANOS 1970. REALIZOU PROJETOS BASEADOS NA PRÉ-FABRICAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS, COMO A SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO, A FÁBRICA DE TRENS DE POUSO DA EMBRAER EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, E A FÁBRICA DA GESSY LEVER, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, ENTRE OUTRAS. ATUALMENTE, ALÉM DE PROFESSOR TITULAR DA FAU-USP E FAAP, É DIRETOR DO ESCRITÓRIO PAULO BRUNA ARQUITETOS ASSOCIADOS, COM PROJETOS COMO O DA ÁTICA SHOPPING CULTURAL, QUE RECEBEU O GRANDE PRÊMIO DA III BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO, EM 1997, E DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS, DO POLO DE ALTA TECNOLOGIA, EM CAMPINAS.
PUBLICOU “OS PRIMEIROS ARQUITETOS MODERNOS – HABITAÇÃO SOCIAL NO BRASIL 1930-1950”, SUA TESE DE LIVRE-DOCÊNCIA, E “QUATRO ENSAIOS SOBRE OSCAR NIEMEYER”, SEU ÚLTIMO LIVRO.

 

Prêmio de Teses e Dissertações

 

PRÊMIO MELHOR TESE EM ESTRUTURAS
TÍTULO: ESTUDO DE CONECTORES DE CISALHAMENTO EM BARRAS DE AÇO PARA VIGAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO

AUTOR: WALLISON CARLOS DE SOUSA BARBOSA
ORIENTADOR: LUCIANO MENDES BEZERRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Prof. Wallison Barbosa (dir.) recebe Prêmio do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Ibracon, Prof. Leandro Mouta Trautwein

WALLISON BARBOSA É DOUTOR EM ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E PROFESSOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GÓIAS. TEM PEDIDO DE PATENTE REFERENTE A CONECTOR DE CISALHAMENTO TRELIÇADO E SEU PROCESSO DE FABRICAÇÃO.

 

PRÊMIO MELHOR TESE EM MATERIAIS
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E PRESSÃO NA HIDRATAÇÃO E DESEMPENHO MECÂNICO DE PASTAS PARA CONCRETO DE ULTRA-ALTO DESEMPENHO

AUTOR: CAROLINA NODA LIVI
ORIENTADOR: WELLINGTON LONGUINI REPETTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Profa. Carolina Livi recebe Prêmio do Diretor de Eventos do Ibracon, Eng. César Henrique Daher

 

CAROLINA LIVI É DOUTORA EM ENGENHARIA CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, PROFESSORA E COORDENADORA DE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NA UNISOCIESC, DE FLORIANÓPOLIS

 

 

 



VAMOS CONSTRUIR JUNTOS O FUTURO DO CONCRETO

JUNTE-SE A NÓS!