Balanço Geral

Congresso Brasileiro do Concreto reforça seu compromisso com a transferência de conhecimento em momento de boom do setor construtivo


Mil trezentos e vinte e nove profissionais reuniram-se de 13 a 16 de outubro, no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará, para se atualizarem quanto ao desenvolvimento nas áreas de cálculo estrutural, tecnologia do concreto e de suas aplicações em obras civis, no 52º Congresso Brasileiro do Concreto.

O recorde absoluto em número de participantes em relação às edições anteriores reflete o atual momento de crescimento sustentado do setor construtivo nacional. Dados do mercado brasileiro de cimento reforçam essa impressão, percebida e muito comentada entre os participantes do 52º Congresso Brasileiro do Concreto: a produção de cimento no país deve atingir 56 milhões de toneladas neste ano, um crescimento de 10% sobre a produção de 2009.

Se a confiança no crescimento do setor construtivo estava em alta, o mesmo se pode dizer da confiança dos engenheiros civis na tecnologia para fazer frente a esse crescimento. Palavras do Secretário de Infraestrutura do Governo do Ceará na Solenidade de Abertura do 52º Congresso Brasileiro do Concreto: “o resgate dos mineiros no Chile demonstra o que a engenharia com decisão política pode fazer”. Naquele mesmo dia acontecia a operação de resgate dos 33 mineiros chilenos presos há 68 dias numa das minas daquele país.

Confiança solidária com a responsabilidade. Dos engenheiros e dos profissionais em geral (professores, estudantes, pesquisadores, empresá rios, funcionários públicos, etc.),

ao participarem do 52º Congresso Brasileiro do Concreto para se atualizarem, para conhecerem as novidades em termos de projetos, metodologias construtivas, pesquisas científicas e tecnológicas, inovações, produtos e serviços da cadeia produ-
tiva do concreto. Participaram do evento 1329 congressistas e 365 visitantes, totalizando 1694 pessoas, vindas da grande maioria dos estados da Federação, bem como do exterior.

Responsabilidade das empresas patrocinadoras e expositoras, em seu apóio a um evento técnico comprometido com o avanço da tecnologia, com a divulgação do conhecimento e com o aperfeiçoamento do mercado construtivo, demonstrando sua responsabilidade social. Foram 30 empresas expositoras, que se reuniram na VI Feira Brasileira das Construções em Concreto – FEIBRACONnas áreas de energia, projetos, construção, controle tecnológico, materiais e produtos para a construção, apresentando aos participantes uma
variedade de ferramentas, produtos e soluções disponíveis no mercado para fazer frente ao crescimento do setor construtivo. Dentre elas, patrocinaram o 52º Congresso Brasileiro do Concreto: Camargo Correa, Cauê, Governo do Ceará, Banco do Nordeste, Copel, Furnas, Eletronorte, T&A, ABCP, ABESC, Cimento Apodi, Crea-CE, Engemix, Gerdau, Grace, Itaipu e Vedacit. A elas se somaram: AltoQI, Anchortec, Astef, Atex, Denver, Emic, Engevix, Multiplus, Protensão Impacto, SH
Formas, Sika, Tecnosil e TQS. O evento contou ainda com o apoio da ABNT, Capes, CNPq, Funcap, Fortaleza Convention Visitors Bureau e Pini.

“O 52º Congresso Brasileiro do Concreto é o ponto alto da missão do Instituto Brasileiro do Concreto, porque qualifica mão de obra para a cadeia produtiva do concreto, subsidia o mercado com informações estratégicas e reconhece a importância do concreto na construção da infraestrutura do país”, delineou o presidente do IBRACON, Prof. José Marques Filho.

Durante o evento, foram apresentados os trabalhos técnico-científicos relacionados, por temas, a seguir:

  • 183 apresentações orais, em 30 sessões plenárias, sendo:

    • Gestão e Normalização: 4
    • Materiais e Propriedades: 89
    • Projeto de Estruturas: 16
    • Métodos Construtivos: 13
    • Análise Estrutural: 36
    • Materiais e Produtos Específicos: 13
    • Sistemas Construtivos Específicos: 12

  • 293 trabalhos em sessões pôsteres, sendo:

    • Gestão e Normalização: 9
    • Materiais e Propriedades: 143
    • Projeto de Estruturas: 21
    • Métodos Construtivos: 14
    • Análise Estrutural: 64
    • Materiais e Produtos Específicos: 29
    • Sistemas Construtivos Específicos: 13

Foram apresentadas cinco Conferências Plenárias:

Robert Stark (Universidade do México) Aspectos Relevantes do Projeto Sísmico na Estrutura de Concreto.
Benoit Fournier (Universidade de Laval, Canadá) O estágio atual do conhecimento sobre a reação álcali-agregado.
Hani Nassif (Universidade de Nova Jersey, Estados Unidos) Comparação do potencial de fissuração em misturas de concreto de alto desempenho com concreto autoadensável, sob condições de retração restrita.
Jacky Mazars (Instituto Politecnico de Grenoble, França) As ferramentas de avaliação de danos na modelagem dos efeitos de cargas severas em estruturas de concreto reforçado.
Paulo Monteiro (Universidade de Berckeley, Estados Unidos) Novidades sobre a nanotecnologia do concreto e sua influência na construção civil do futuro.

Três Seminários debateram os temas:

A reação álcali-agregado: causas, diagnóstico e soluções 8 palestras
Concreto sob ações dinâmicas 6 palestras + 3 conferências plenárias
Barragens 4 palestras
Sustentabilidade na cadeia produtiva do concreto 12 palestras

Dois Painéis de Temas Controversos discutiram:

  • Patologias nos apartamentos de cobertura
  • Quando não se atinge o fck especificado em obra: razões, conseqüências e prevenção

Foram ministrados dois Cursos do Programa Master em Produção de  Estruturas de Concreto – MASTER PEC:

  • Pré-moldados de concreto, do qual participaram 85 alunos
  • Soluções de impermeabilização em obras de arquitetura diferenciada, do qual participaram 15 alunos

Os estudantes de arquitetura e engenharia civil participaram de quatros Concursos IBRACON:

  • 7º CONCREBOL, que contou com 168 participantes, de 22 instituições, com 40 bolas
  • 17º APO, que contou com 137 participantes, de 16 instituições, com 27 pórticos
  • 5º OUSADIA, que contou com 25 participantes, de 3 instituições, com quatro projetos
  • 1º HPPC, que contou com 185 participantes, de 23 instituições, com 44 corpos de prova

Conforme bem destacou o diretor regional do IBRACON, Eng. Gerardo Santos Filho, ressaltando a finalidade dos meses de planejamento e de ações coordenadas para a estruturação do 52º Congresso Brasileiro do Concreto, em seu discurso na Solenidade de Abertura, “juntos estaremos, durante quatro dias, conhecendo e discutindo as tecnologias aplicadas à área do projeto e da construção em concreto, onde serão apresentados os recentes avanços e aplicações do concreto em obras civis, proporcionando conhecimentos e informações que assegurem qualidade, durabilidade, segurança e sustentabilidade no setor construtivo".