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p e s q u i s a a p l i c a d a
para concretos com resistências estima-
das aos 28 dias em 30 MPa e 60 MPa. Esses
traços estão apresentados nas TABELAS
2.1 e 2.2.
Foram moldados 10 (dez) corpos de pro-
va para a resistência à compressão, para
cada tipo de concreto, para cada dimensão
de corpo de prova e para cada tipo de la-
boratório, visando atender os métodos de
ensaio ABNT NBR 5739:2007.
2.1 T
écnica
de
avaliação
Aplicou-se a técnica de análise esta-
tística de variância (ANOVA), contido no
software Statsoft Statistica 7,
®
para os
resultados individuais encontrados nos la-
boratórios para as amostras de concreto
Classe C30 e de CAR (Classe C60), sepa-
radamente e em conjunto. A metodologia
do teste consiste na aplicação do Teste de
Fisher (F).
3. Apresentação
e Discussão dos
Resultados
Quanto à análise principal desse estudo,
destaca-se que os corpos de prova foram en-
saiados em réplicas (com 10 unidades por si-
tuação de estudo) e aleatorizados, antes da
execução do ensaio de resistência à compres-
são. Essa aleatorização permite minimizar os
efeitos de variáveis que não foram ou não
puderam ser consideradas no experimento,
tais como: processo de moldagem do cor-
po de prova, distribuição dos agregados no
concreto, montagem do instrumento de me-
dição, entre outros. Além disso, caso exista
algum mecanismo de dependência entre os
resultados de experimentos subseqüentes, a
aleatorização da execução dos experimentos
permite que essa dependência seja diluída
entre todas as situações de estudo e, assim,
não privilegie uma ou outra situação.
Na TABELA 3.1, estão apresentadas as
Tabela 3.1 – Análise estatística dos resultados – resistência
à compressão
–
–
–
–
–
–
–
–
–
–
–
–
CAR
38
65,8 5,5
8,3
C30
37
35,9
1,9
5,3
150X300
CAR
19
65,4 4,4
6,7
100X200
CAR
19
66,3
6,4
9,7
150X300
C30
19
36,2
0,76
2,1
100X200
C30
18
35,6
2,6
7,3
LAB A
CAR
19
69,3
4,03
5,8
LAB B
CAR
19
62,4 4,4
7,1
LAB A
C30
19
34,6
1,6
4,6
LAB B
C30
18
37,2
1,1
2,9
LAB A
C30
9
33,2
1,2
3,5
LAB A
CAR
9
71,1
2,4
3,4
LAB B
C30
9
37,9 0,94
2,5
LAB B
CAR
10
61,9
5,8
9,4
LAB A
C30
10
35,9 0,54
1,5
LAB A
CAR
10
67,7
4,6
6,8
LAB B
C30
9
36,6 0,804
2,2
LAB B
CAR
9
62,8 2,3
3,6
Coeficiente de
Variação (%)
Resistência à Compressão
(MPa)
OBS.: - Tipos de concretos: concreto Classe C30 para dimensões 100 mm x 200 mm e 150 mm x 300 mm e CAR (Concreto de
Alta Resistência) para dimensões 100 mm x 200 mm e 150 mm x 300 mm.
- Cinco dos resultados individuais foram considerados como valores espúrios.
150X300
100X200
Situação de Estudo
N° de
Corpos
de Prova
Dimensão
(mm)
Tipo de
Laboratório
Tipo de
Concreto
Média
(MPa)
Desvio
Padrão
(MPa)
Influência dos fatores de ensaio que interferem na
resistência à compressão do concreto - Araújo &
Guimarães & Geyer