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[Concreto & Construções
| Ano XXXIX nº 65
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amostras de todos os materiais envolvidos na
fabricação de trilhos de concreto para lajes
pré-fabricadas. O intuito desta campanha foi
o de verificar a variabilidade dos insumos uti-
lizados, por meio de ensaios normalizados.
Durante a campanha, também foi ve-
rificado e registrado o
modo de operação
,
por meio da observação de ciclos comple-
tos da produção dos artefatos. A figura 1
apresenta detalhes da produção e dos ma-
teriais empregados na fabricação.
A fabricação dos trilhos é feita com um
efetivo de quatro funcionários, sendo um
encarregado, um operador de betoneira e
dois ajudantes. Esses últimos são responsá-
veis pelo lançamento do concreto, limpeza
das fôrmas, pela desmoldagem dos trilhos
e estocagem. Nenhum dos envolvidos na
produção tem especialização ou formação
técnica. Há a informação de que os funcio-
nários, ao serem contratados, recebem um
treinamento do diretor da empresa acerca
dos procedimentos de produção
Antes de iniciar a produção, é efetuada
a limpeza da bancada onde estão dispos-
tos os moldes com o uso de um vassourão
para remover o excesso de resíduos da pro-
dução anterior. Em seguida, lubrificam-se
as fôrmas, utilizando uma mistura de óleo
diesel com óleo queimado proveniente de
veículos automotores com o auxílio de uma
broxa e balde plástico.
O concreto é dosado com a utilização
de baldes plástico, sendo que todos os
constituintes são medidos em volume. A
água é acrescentada visualmente até que
se atinja a consistência desejada. A sequ-
ência de colocação dos materiais na beto-
neira é a seguinte:
n
100 % do agregado graúdo;
n
50 % da água de amassamento;
n
100 % do cimento;
n
50 % da água de amassamento;
n
100 % do agregado miúdo.
Antes do lançamento do concreto, faz-
-se o teste do abatimento do tronco de
cone, como ilustrado na figura 2.
O concreto é lançado e adensado nos
moldes e a sua desmoldagem se dá à idade
de 24 horas. Os trilhos seguem para a área
de estocagem não havendo nenhum proce-
dimento de cura.
Com a aferição das quantidades dos
constituintes da dosagem, obtiveram os
dados apresentados na tabela 2.
A dimensão máxima dos agregados miú-
dos e dos graúdos utilizados era de 2,4 mm
e 19 mm, respectivamente.
Utilizaram-se cimento do tipo CP II 32
Z e CP II 32 F.
Figura 1 – Produção de trilhos para laje pré-fabricada
Agregado graúdo (brita)
Moldes de aço
Agregado miúdo (areia)
Betoneira capac. 480 l