APRESENTAÇÃO

Congresso dissemina conhecimentos e informações para qualificação de profissionais

O episódio do desabamento de um prédio em Fortaleza na ocasião de realização do 61º Congresso Brasileiro do Concreto mostra uma vez mais a importância de eventos que disseminem conhecimento e promovam a troca de informações sobre projeto, construção, uso e manutenção de obras entre os profissionais do setor.

Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, o 61CBC2019 é o maior evento nacional de caráter técnico-científico sobre o concreto, seus sistemas construtivos e reabilitativos, que mobilizou, entre os dias 15 e 18 de outubro, mais de 1.500 pessoas, no Centro de Eventos do Ceará.

 

O evento trouxe como bandeira das discussões justamente o tema da Durabilidade das Estruturas de Concreto. O desabamento do prédio em Fortaleza, no dia da abertura, é um caso típico de uma edificação, com cerca de 30 anos de idade, que não teve sua vida útil efetiva e prevista para 50 anos ou mais, assegurada.

O assunto foi abordado no Seminário de Temas Controversos, que debateu os “Acidentes em Obras”. Nele, os debatedores, uma vez mais, demostraram a importância de uma inspeção periódica e de um diagnóstico antes de proceder à intervenção corretiva de estruturas. Somente com um diagnóstico conclusivo em mãos poderá ser desenvolvido um projeto de intervenção corretiva adequado e eficiente. Segundo os debates ocorridos, iniciar obras de reforma ou de correção de problemas sem um projeto “estrutural” prévio e adequado de intervenção, é temerário e um erro grave, que infelizmente, pode até acarretar um colapso parcial ou total como ocorreu em Fortaleza com o Edifício Andréa.

 

A relevância da durabilidade das estruturas de concreto revelou-se também nas palestras de pesquisadores de renome internacional. O Prof. Pedro Castro, do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional do México (CINVESTAV-IPN), trouxe a experiência de seu país na elaboração de uma norma geral de durabilidade de estruturas de concreto armado, publicada em fevereiro deste ano. Vale lembrar que o Brasil carece de normalização neste tema. Já, o Prof. José de Matos, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal, apresentou a COST ACTION TU 1406, ação europeia que, nos últimos quatro anos, avaliou a situação das pontes rodoviárias na Europa e implementou sistemas para sua gestão e manutenção eficientes. Neste quesito, o Brasil dá os primeiros passos, com a publicação da norma brasileira ABNT NBR 9452, de 2016.

 

Por sua vez, o Prof. Paulo Monteiro, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, expôs as pesquisas de seu grupo de trabalho naquela universidade com o uso da macro e microtomografia tridimensional, ferramenta que possibilita, entre outras investigações, caracterizar a nanoestrutura de materiais de construção, abrindo caminho para o desenvolvimento de materiais construtivos mais duráveis. Segundo ele, o Brasil tem a oportunidade de fazer pesquisa de vanguarda nesta área com a construção e implementação do Projeto Sírius, que teve seu prédio recentemente inaugurado na cidade de Campinas.

 

Em reconhecimento à trajetória profissional, técnica e científica de elevado mérito na área do concreto e suas estruturas, os professores Paulo Monteiro e Pedro Castro, receberam a maior honraria conferida pelo IBRACON a um profissional, o título de sócio honorário. Fizeram jus também a esse valioso título os professores Cláudio Sbrighi Neto e Túlio Nogueira Bittencourt, engenheiros reconhecidos por suas trajetórias profissionais destacadas.

 

A outorga dos títulos de sócios-honorários, bem como dos prêmios de Destaque em Engenharia do Concreto e de Teses e Dissertações, ocorreu na solenidade de abertura do 61CBC2019.

 

A durabilidade das estruturas de concreto e a necessidade de sua inspeção, monitoramento e manutenção foram temas da maioria das palestras que compuseram o Seminário de Excelência na Construção, o Seminário de Estanqueidade das Estruturas de Concreto e o Seminário de Novas Tecnologias.

Este último Seminário, composto por palestras técnico-comerciais dos patrocinadores do 61CBC2019, mostrou que as empresas e associações que estiveram presentes na XV Feira Brasileira das Construções em Concreto (FEIBRACON), espaço de exposição de produtos e serviços para construção no evento, estão conscientes do problema da durabilidade e oferecem soluções avançadas para garantir a vida útil de serviço das obras de concreto.

 

O 61CBC2019 discutiu também outros temas importantes para uma atuação atualizada, competente, ética, responsável e qualificada dos engenheiros civis. O Seminário Brasileiro de Edifícios Altos, por exemplo, com participação de expressivos conferencistas estrangeiros que atuam em estruturas de concreto em Nova York, Dubai e outros centros urbanos de vanguarda, abordou a concepção e a análise estrutural de edifícios altos, a avaliação técnica de projetos, a concepção e a análise de fundações, as propriedades do concreto estrutural, o efeito do vento e do sismo nos edifícios altos, entre outros temas.

O Seminário de Inovações Tecnológicas apresentou os desafios técnicos na aplicação no contexto nacional do concreto reforçado com fibras, do concreto de ultra-alto desempenho, do concreto de alto módulo de elasticidade, do concreto autolimpante, do concreto hidrorrepelente, do concreto autocicatrizante, do concreto luminescente, do concreto de fluidez controlada, entre outros concretos especiais que vem sendo desenvolvidos por institutos de pesquisa e empresas brasileiras.

O V Simpósio de Infraestrutura Metroviária, Ferroviária, Rodoviária e Hidroviária trouxe trabalhos sobre projeto, construção, monitoramento, controle tecnológico, modelagem de vida útil e reforço de pontes, túneis, estações subterrâneas e outras obras de infraestrutura. Painéis Temáticos trouxeram projetos de obras e tecnologias construtivas do estado do Ceará. Além disso, os trabalhos técnico-científicos apresentados por estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação em sessões orais e pôsteres versaram sobre análise estrutural, gestão e normalização, materiais e propriedades, métodos construtivos, ensaios não destrutivos, projeto de estruturas e sustentabilidade.

A formação e qualificação continuada dos engenheiros civis frente às suas atribuições e responsabilidades foram alvos de debates ocorridos no Seminário sobre o Ensino de Engenharia Civil. O Seminário apontou diversas lacunas na formação dos engenheiros civis perante as demandas da nação brasileira por obras de infraestrutura, ressaltando que uma deficiência de formação pode ocorrer tanto nos cursos presenciais quanto à distância. Entre as várias propostas que saíram das discussões, como a importância da educação continuada de engenheiros e sua certificação pelo órgão profissional competente, uma já está disseminada nos cursos de graduação em engenharia civil do país: a participação dos alunos nos concursos técnicos do IBRACON como atividade extracurricular para o aprendizado interdisciplinar de competências técnicas e sócio-emocionais. Durante o 61º CBC foram realizados cinco concursos estudantis, que mobilizaram mais de 500 alunos de 58 instituições de ensino a pesquisarem sobre o concreto e as estruturas de concreto e aplicarem este conhecimento para resolver os desafios técnicos propostos pelas competições. As premiações das três equipes com maior pontuação em cada concurso, bem como do melhor artigo apresentado no evento, aconteceram no jantar de confraternização oferecido ao final do 61CBC2019.

 

Os congressistas tiveram ainda a oportunidade de fazer cursos de atualização profissional e tomarem parte nas discussões em torno misterioso tema do módulo de elasticidade do concreto, ocorrida na sessão Corujão.

O 61CBC2019 foi também marcado pela apuração dos votos dos associados que escolheram eletronicamente os candidatos ao Conselho Diretor do Instituto, referendada pela Assembleia Geral. O Conselho é composto pelos ex-presidentes e pelos dez sócios individuais e dez empresariais, perfazendo a instância superior do Instituto, responsável, entre outras atividades, por eleger o Presidente e Diretoria do IBRACON para o biênio 2019-2021. O sistema de votação eletrônico contou com o apoio técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Telefone

11-3735-0202

Site

http://site.ibracon.org.br/