Artigos

MODELOS DE ARTIGO

DICAS PARA ENVIO DE ARQUIVO

É muito importante respeitar as normas para confecção estabelecidas pela comissão organizadora. A falta de cuidado na hora de confeccionar os trabalhos pode desvalorizar seu artigo, pois fotos e parágrafos podem ser cortados durante a geração do volume final do evento, além de denotar um aspecto de desleixo para o leitor.

Dicas Importantes

Inserção de Fotos x Tamanho de arquivo muito grande
O sistema está preparado para receber arquivos com até 5MB. Entretanto, dependendo de sua conexão, o tempo para o upload de um arquivo com mais de 2MB pode ser muito grande e falhas de conexão podem fazer com que seu artigo chegue corrompido.

Tentando minimizar este problema, elaboramos um roteiro para a edição de fotos de forma a obter documentos com fotos de alta qualidade, sem que fiquem muito grandes:

O tamanho dos arquivos de artigos que contenham fotos pode ser bastante reduzido diminuindo o tamanho das fotos com um programa para editoração de fotos (como o Corel Photo Paint, PhotoShop ou similar), sem que haja perda na qualidade da exibição das mesmas.

Em geral as fotos são tiradas aproveitando-se o máximo da resolução das câmeras digitais, imaginando-se imprimir estas fotos em tamanho 10x15 com qualidade fotográfica. Entretanto quando tais fotos são inseridas dentro dos artigos, em geral são reduzidas para que sua exibição fique harmoniosa dentro do texto. Nestes casos, em geral a redução é feita para no mínimo 45% do tamanho original.

Se simplesmente as fotos forem inseridas no Word e reduzidas dentro dele, preservarão seu tamanho original, o que torna os arquivos bastante grandes.

Para ilustrar foi elaborado um exemplo aonde foram utilizadas 4 fotos, em arquivo JPG, com 1600x1200 pixels, com tamanho de 658KB, 1213KB, 1374 KB e 613KB totalizando 3,76MB.

Inserindo estas fotos no Word, o arquivo obtido ficou com 3,9MB. Reduzindo as fotos para 45% de seu tamanho original no Word, o arquivo preservou seu tamanho original, 3,9MB.

Reduzindo o tamanho das fotos com a ferramenta “Reamostrar” do Corel PhotoPaint 11, ajustando seu tamanho para 45% do original, foram obtidas fotos de tamanho convencional para a inserção no Word. As fotos foram gravadas novamente em JPG com compactação de 10%, ficando respectivamente com 80KB, 145KB, 177KB e 54KB (453KB no total). Tais fotos foram inseridas num documento do Word que apresentou apenas 478KB de tamanho.

O mais importante de se ressaltar é que reduzindo o tamanho das imagens fora do Word, a qualidade de exibição das fotos ficou até melhor que a original e o tamanho do arquivo foi reduzido em nove vezes.

Tamanho de arquivo x Tempo de upload
O tempo de upload de arquivos é função do tipo de conexão e tamanho de arquivo.

Ao realizar o upload de um arquivo é comum a impaciência do usuário, que acaba clicando novamente sobre o botão de enviar o arquivo. Procedendo desta forma, o upload demorará mais, pois o processo é reiniciado ou o arquivo pode ser copiado parcialmente para o servidor. Por favor aguarde até que o sistema apresente a mensagem de arquivo recebido ou então uma mensagem de erro