Cobertura

49º CBC 2007 reuniu maiores especialistas em concreto no mundo

Uma verdadeira maratona técnica. Esta talvez seja a melhor definição do 49º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado de 1 a 5 de setembro de 2007, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Nos cinco dias do evento, foram 339 apresentações de trabalhos técnicos em sessões plenárias e pôsteres, 14 conferências com palestrantes internacionais, três painéis de assuntos controversos, três seminários de temas atuais, uma mesa-redonda, seis palestras com especialistas brasileiros, três concursos para estudantes, oito palestras técnico-comerciais, 11 cursos de atualização profissional, duas visitas técnicas, cinco reuniões técnicas, duas assembléias gerais e a Feira Brasileira das Construções em Concreto (FEIBRACON), que numa área de 585m2 contou com a participação de 42 expositores distribuídos em 77 estandes.

Para comportar a realização de eventos técnico-científicos simultâneos, o Centro de Convenções da Fundaparque dispôs de cinco auditórios, salas para os cursos e reuniões, e os espaços para realização da feira e das competições entre os estudantes, além de reservar uma área para uma exposição especial comemorativa dos 100 anos de Oscar Niemeyer.

Passaram pelo 49º Congresso Brasileiro do Concreto 833 congressistas, vindos de todos os estados do país, destaque para São Paulo (215), Rio Grande do Sul (79), Paraná (46), Pernambuco (21) e Pará (21), além de participantes estrangeiros vindos da Europa e das três Américas.

Os números apresentados atestam a fama do evento de maior fórum nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e suas aplicações, congregando todos os setores da construção civil para momentos de aprendizado, convivência e troca de experiências.

O 49º Congresso Brasileiro do Concreto, organizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), foi patrocinado pela Gerdau, Furnas Centrais Elétricas, Odebrecht, Abesc, Eletronorte, ABCP, Holcim, Vedacit, Engemix, Votorantim Cimentos, Itambé, Basf, Concrepav e Capes. O coquetel de lançamento do Livro Materiais de Construção, ocorrido no dia 2 de setembro na Cave de Pedra, foi oferecido pela ArcelorMittal e o Jantar de Confraternização, que se realizou no CTG Laço Velho no dia 4, foi oferecido pela Gerdau.


Fábio Luís Pedroso
Assessor de Imprensa – IBRACON
MTB 41728