42º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO

13 a 18 de agosto de 2000
Fortaleza - CE


Veja a Chamada para participação dos Trabalhos Técnicos e Trabalhos que serão Apresentados

Veja o Regulamento do Concurso Técnico Ibracon - Aparato de Proteção ao Ovo

Veja o Concurso Técnico Ibracon para Estudantes de Arquitetura

Veja os Prêmios entregues durante o Concresso

O 42º Congresso Brasileiro do Concreto contou com a participação dos Especialistas Estrangeiros:



TRABALHOS TÉCNICOS

2000
CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
13 a 18 de agosto de 2000 - Fortaleza - CE


O IBRACON informa a realização do 42º Congresso Brasileiro do Concreto que no ano 2000 será sediado na cidade de Fortaleza - CE.

CENTRO DO CONVENÇÕES DO CEARÁ
Av. Washington Soares

Os temas para o 42º Congresso Brasileiro do Concreto serão:
Os trabalhos exclusivamente dentro dos temas propostos, devem ser apresentados na forma de resumo de no máximo uma página formato A-4, até 29/02/2000.
Após aprovação do resumo pela Comissão Científica o texto definitivo do trabalho deverá ser entregue até 20/04/2000, impreterivelmente.
O texto final deverá ter no máximo 16 páginas, incluindo figuras.

Os resumos poderão ser enviados em nome do Instituto Brasileiro do Concreto via fax nos números (0xx11) 869-2149 ou 3765-0099, via eMail office@ibracon.org.br ou via correio pelo endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 532 - IPT - casa 44 - CEP 05508-901 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.

Contamos com a prestigiosa adesão de V. Sas.


A Diretoria/Comissão Organizadora


LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS
(TRABALHOS QUE SERÃO APRESENTADOS DURANTE O CONGRESSO)


CONCURSO

7º CONCURSO TÉCNICO IBRACON
"PRÊMIO PROF. TELEMACO HIPPOLYTO DE MACEDO VAN LANGENDONCK"

REGULAMENTO ESPECÍFICO



COMPETIÇÃO: "APARATO DE PROTEÇÃO AO OVO 2000"


OBJETIVO

Projetar e construir uma peça de concreto simples ou concreto armado, denominada de Aparato de Proteção ao Ovo
(APO), que seja o mais resistente possível a uma carga de impacto que lhe será imposta.
Este Aparato consiste de um pórtico de concreto simples ou armado, que deverá sofrer o impacto vertical de uma carga,
composta de um cilindro metálico com diâmetro de 50 mm (e pesando 10 Kg). Esta carga cairá de alturas crescentes (0,5; 1,0; 1,5; 2,0 e 2,5 m), incidindo sobre a superfície superior do Aparato.


PREMIOS

O primeiro, segundo e terceiro lugares serão agraciados com um certificado de reconhecimento, terão divulgação na Revista IBRACON e receberão prêmios de valores a ser em anunciados durante a realização da competição.

REGRAS

O primeiro, o segundo e terceiro lugares serão agraciados com um certificado de reconhecimento, terão divulgação na Revista IBRACON e no Boletim Tecnologia do Concreto Armado em Notícias, e receberão prêmios de valores a serem anunciados durante a realização da competição.

1 Participantes
 
1a. Os competidores deverão ser estudantes de uma universidade, faculdade ou escola técnica quando da moldagem do APO;
1b. Não há limitação quanto ao número de indivíduos em cada equipe. Uma mesma equipe pode concorrer com no máximo dois Aparatos (APO);
1c. Não será permitida a participação de um mesmo estudante em mais de uma equipe. Caso isto aconteça ambas equipes serão desclassificadas pela comissão julgadora;
1d. Deverá haver, ao menos, um professor da escola participante responsável pela equipe. Ele é profissionalmente responsável em assegurar a conformidade do APO com as regras e deve assinar o formulário de intenção de participação na competição.

2 Materiais
 
2a. Cimento Portland deve ser utilizado como o aglomerante principal.É permitido o uso de adições minerais e aditivos, incluindo sílica ativa, escórias e pozolanas. Epóxi e outros polímeros não podem ser usados;
2b. Qualquer armadura usada não pode ter diâmetro maior que 1,6mm. O maior reforço em qualquer seção transversal deve ser no máximo igual a 1,0% (este 1% se refere à área total da armadura em relação à área total da seção considerada). Para a fabricação das armaduras pode-se usar arame ou cola. Não é permitido o uso de solda na armadura. Se forem usados estribos seu espaçamento deve ser maior ou igual a 15mm. Não é permitido o uso de chapas planas ou corrugadas, de metais ou de polímeros;
2c. Qualquer tipo de agregado de natureza pétrea pode ser utilizado para a confecção do APO. É vedado o uso de agregados de outras origens (metálicos, industrializados, etc) com exceção da argila expandida, vermiculita expandida e pérolas de isopor. A dimensão máxima dos agregados deve ser igual a 9,5mm. Ao menos 20% (em peso) dos agregados devem ter dimensões maiores que 4,8mm (por outras palavras, ao menos 20% dos agregados devem ficar retidos na peneira de malha 4,8mm). Estes agregados, com dimensões maiores que 4,8mm, devem ser obrigatóriamente de natureza pétrea.
2d. Não é permitido o uso de quaisquer tipos de fibras;
2e. Não é permitida a pintura do APO para melhorar sua estética ou por quaisquer outras razões. No entanto, é permitido a colocação do logotipo e/ou nome da instituição a que a equipe pertence, bem como o número do APO.

3 Cura e idade do APO
 
3a. A cura deve ser realizada à pressão atmosférica e à temperatura ambiente. Pode-se usar câmara úmida para a cura;
3b. O corpo de prova a ser ensaiado não pode ter sido moldado antes de 30 de maio de 2000.

4 Dimensões do Aparato de Proteção ao Ovo
 
4a. O APO deve poder ser contido num gabarito com as seguintes dimensões:
- largura = 450mm
- profundidade = 200mm
- altura = 250mm.
A superfície superior do APO não pode ser mais alta em qualquer ponto que 250 mm acima do fundo da base
4b. O APO deve permitir a livre passagem de um gabarito retangular medindo 200mm de altura e 325mm de largura;
4c. Deve haver uma área plana de pelo menos 50mm de diâmetro no centro e no topo do APO (onde ocorrerá o impacto da carga). Esta área somente poderá ser de concreto endurecido. Reforço de acordo com o item (2b) pode ser utilizado nesta área, desde que não fique exposto;
4d. A massa máxima do APO deverá ser de 6100 gramas;
4e. O APO deve ser estável e não deve cair durante o ensaio com as cargas de impacto.
  NOTA:
Para maiores informações consulte o Anexo, que contém os limites da forma bem como fotos ilustrativas.

5 Relatório
 
  Os APOs deverão ser acompanhados de um RELATÓRIO TÉCNICO contendo:
  • Tipo, marca e quantidades de Cimento Portland
  • Categoria do agregado, natureza, distribuições granulométricas,
  • Dimensões máximas, características, massa unitária (estado solto e compactado), massa específica e proporção utilizada.
  • As principais características dos aditivos utilizados, tais como informações sobre a marca e o tipo, natureza, resultados de eficiência e teores com relação à massa de Cimento Portland.
  • Os resultados referentes ao teste de abatimento do concreto, segundo a ABNT.
  • Os resultados, medidos em pasta de cimento ou argamassa, referentes a ensaios de início de pe ga, segundo a ABNT.
  • Os procedimentos adotados para mistura dos materiais componentes.
  • O processo utilizado para o ADENSAMENTO.
  • Caso seja utilizada armadura, seguindo as exigências do item 2, informar: diâmetro, tipo de armadura utilizada, tipo de aço utilizado.

6 Realização do ensaio
 
6.1 Os ensaios para determinação do Aparato que conferirá a maior Proteção ao Ovo serão realizados durante o 42° Congresso Brasileiro do Concreto, em Fortaleza, Ceará, entre os dias 13 a 18 de agosto de 2000.
6.2 Os APO serão pesados, verificados quanto às suas dimensões e então testados conforme as regras aqui estabelecidas. Todos os APO serão testados com aumento progressivo de carga até que o ovo, posicionado sob o Aparato se quebre. Esta quebra poderá se dar devido a ruptura do APO ou quedas de lascas sobre o ovo ou outra razão qualquer. O carregamento será realizado soltando-se progressivamente um cilindro metálico de 50 mm de diâmetro e pesando 10 Kg de 0,5; 1,0; 1,5; 2,0 e 2,5m (eventualmente, dependendo do número de participantes, Poderá ser realizado um carregamento inicial com uma carga de 5 Kg, com os mesmos intervalos de altura, sendo esta etapa dos ensaios chamada de primeira etapa classificatória. A máxima energia (carga x altura) será a somatória das energias parciais resistidas pelo APO e corresponderá àquela anotada antes da ruptura. Será vencedora a equipe que conseguir obter a máxima energia antes da quebra do ovo.
6.3 Caso o APO resista ao impacto da carga de 10 Kg caindo de 2,5 metros de altura o ensaio prosseguirá, desta mesma altura máxima, quantas vezes a Comissão Julgadora considerar necessário. Eventualmente, se ainda o APO resistir a esta etapa de ensaios, este poderá ser submetido a uma carga de impacto igual a 15 Kg, caindo sucessivamente dos mesmos intervalos de altura dos ensaios precedentes.
  NOTA:
Se, devido à vibração, o ovo não for danificado pelo APO, mas em vez disso cair de seu suporte, quebrando-se, será usado um novo ovo e o carregamento continuará. No caso de um empate entre equipes, ocorrendo ou não a ruptura do ovo, será considerado vencedor o APO com a menor massa.

7 Comissão Julgadora
 
7a. A Comissão Julgadora será indicada pela Diretoria do IBRACON;
7b. Caberá aos juizes determinar se os regulamentos aqui estabelecidos foram seguidos;
7c. As decisões da Comissão Julgadora serão finais e o IBRACON não aceitará reclamações posteriores.

8 Entrega dos APO
 
  Os APO deverão ser encaminhados até às 12:00 horas do dia 13/08/2000 para:
CENTRO DE CONVENÇÕES DE FORTALEZA
A/C: Comissão Organizadora
Av. Washington Soares, S/Nº
CEP: 60841-030 - Fortaleza - CE

9 Esclarecimentos
 
 

Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas através de contato com a Secretaria do IBRACON, pelos telefax: (11)3765-0099 ou 869-2149,
eMail office@ibracon.org.br ou,
carta encaminhada ao IBRACON no endereço:
Av. Prof. Almeida Prado, 532 - casa 44 - IPT
Cidade Universitária
CEP 05508-901 - São Paulo - SP

DÚVIDAS TÉCNICAS:
Prof. Paulo Martins Pereira Neto
Comissão Técnica do Evento
eMail: pmartins@usp.br
Telefax: (11) 869-2149

10 Resultados
 
 
  • 1º Colocado
    Universidade Católica de Goiás - GO
    Alunos: Priscila Sathler Garcia
            Sérvio Túlio Pessoa de Oliveira
            Raphael Miranda de Souza
            Suzy Rasmussen Nunes
            Rogério Floriano da Silva
    Prof.:  Alberto Vilela Chaer
            José Sergio dos Passos Oliveira
            Ricardo Veiga
  • 2º Colocado
    Universidade Católica de Goiás - GO
    Alunos: Nivan Silva Lopes
            Rita de Cássia Ramos
            Raquel Brito da Silva
            Robson Donizeth G. da Costa
    Prof.:  Alberto Vilela Chaer
            José Sergio dos Passos Oliveira
            Ricardo Veiga
  • 3º Colocado
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR
    Alunos: Alessandro Sella
            Fábio César Rozzini
            Paôla Regina Dalcanal
    Prof.:  Fábio Luiz Willmich
            Leila Cristina Meneghetti
            Giovanna Patrícia Gava
            Humberto Corrêia Lima Júnior
  • 4º Colocado
    Universidade Católica de Goiás - GO
  • 5º Colocado
    PUC Campinas - SP
  • 6º Colocado
    Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP
  • 7º Colocado
    Escola de Engenharia de Piracicaba - SP
  • 8º Colocado
    Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FUMEC - BH/MG
  • 9º Colocado
    Escola de Engenharia Kennedy - BH/MG
  • 10º Colocado
    Faculdade de Engenharia Industrial - FEI - SP
  • 11º Colocado
    Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP
  • 12º Colocado
    Centro Federal de Educação Tecnológica - GO
  • 13º Colocado
    Universidade Estadual de Goiás - GO
  • 14º Colocado
    Universidade Estadual de Goiás - GO

 


1º CONCURSO TÉCNICO IBRACON
PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA

REGULAMENTO ESPECÍFICO


A D I A D O

PRÊMIOS

Tradicionalmente o IBRACON entrega anualmente durante o Congresso Brasileiro do Concreto, prêmios à personalidades que tenham contribuído significativamente para a divulgação e o progresso do conhecimento do concreto.
As indicações são feitas pelos sócios quites com o IBRACON, devendo-se fornecer informações completas a respeito do profissional indicado como, nome, endereço, telefone, fax, email, empresa onde trabalha, atividade principal e resumo de uma página com as principais contribuições do indicado ao campo do concreto.

Em Fortaleza, durante a 42ª Congresso Brasileiro do Concreto foram agraciados com os prêmios do ano de 2000, os seguintes profissionais:


Denominação do Prêmio Profissional agraciado
Emílio Baumgart: Joaquim Moreira Cardozo ( in memorian ) e Eduardo Christo Silveira Thomaz
Gilberto Molinari: Luércio Scandiuzzi e José Augusto Braga
Ary F. Torres: Flávio Moreira Salles
Liberato Bernardo: Clarindo Miguel da Silva
Argos Menna Barreto: João Filgueiras Lima
Francisco de Assis Basílio: Marcelo C. Alcântara Silveira
Epaminondas Melo do Amaral Filho: Murilo Miranda e Jefferson Benedicto Libardi Libório
Luiz Alfredo Falcão Bauer: José Tadeu Balbo

Os prêmios do IBRACON são conferidos a profissionais da área desde 1978.