Prêmio de Destaque em Engenharia de Concreto 2019

Prêmio de Destaque em Engenharia de Concreto 2019

 

Prêmio Ary Frederico Torres
atribuído ao Destaque em Tecnologia de Estruturas de Concreto
Shunji Takashima

Eng. Roberto Dakuzaku, representando Shunji Takashima, recebe prêmio do presidente do IBRACON, Julio Timerman

Consultor especializado em tecnologia do concreto e materiais constituintes, formado pela Izume Sênior High School e Research Laboratory of Kansai Eletric Power Co., em Osaka – Japão, em 1955. Iniciou sua atuação profissional em obras hidráulicas e de infraestrutura japonesas, como as barragens Korobe IV, Yaguisawa, Sonohara, Kawamata, Kazafuki, as ferrovias Shinetsu, Chuwo, Jôetsu, Shinquansen, a siderúrgica Kawasaki e Usina Nuclear Tokai. No Brasil, atuou no desenvolvimento de normas e equipamentos para ensaios diversos para avaliação do concreto e seus materiais constituintes, na implantação de laboratórios de controle da qualidade, e no desenvolvimento da tecnologia de concretos nas empresas Geotécnica, Concremat, L. A. Falcão Bauer e, atualmente, em sua consultoria, a S. Takashima Consultoria. Atuou junto ao IBRACON e ABNT em diversas comissões de trabalhos e normas. Prestou consultoria em diversas obras de infraestrutura do Brasil e do exterior, tais como: Ponte Rio-Niterói; Barragem Boa Esperança; Metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Caracas e República Dominicana; Rodovias BR 101 – Rio/Santos, Rodoanel de São Paulo, Transolímpica e Transbrasil; Ferrovia do aço; e terminais marítimos Atlântico Sul e Prosub; bem como em Edifícios, como o Plaza Centenário, Word Trade Center de São Paulo, REC Berrini, Sapucaí, The One.

 

Prêmio Gilberto Molinari
em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao IBRACON
Simão Priszkulnik

Simão Priszkulnik Eng. Julio Timerman, representando Simão Priszkulnik, recebe prêmio da diretora de atividades estudantis do IBRACON, Jéssika Pacheco

Fundador do Instituto Brasileiro do Concreto, em 1972, tornando-se seu presidente nas gestões de 1981 a 1983 e 1983 a 1985, e participando de sua Diretoria ou Conselho Diretor desde a fundação. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1963, com mestrado em Engenharia de Materiais pela USP, em 1977. Pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), de 1964 a 1976. Engenheiro na Hidroservice Engenharia de Projetos, de 1977 a 1997, onde participou de projetos de viabilidade de grandes obras no Brasil e no exterior. Foi professor de Materiais de Construção na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor emérito da FATEC, foi agraciado também com o Prêmio Ary Frederico Torres.

 

Prêmio Argos Menna Barreto
destinado ao Destaque em Engenharia de Construções de Concreto
Eduardo de Aquino Gambale

Eng. Eduardo Gambale recebe prêmio do assessor da diretoria de eventos, Maurice Traboulsi

Engenheiro civil pela Unifenas, onde foi professor da cadeira de Física Geral e Materiais de Construção, de 1982 a 1987. Desde 1987, é engenheiro da Gerência de Serviços e Inovação Tecnológica da Eletrobras Furnas, atuando na supervisão e execução, estudo de dosagens, caracterização de materiais para concreto, pesquisas, cálculo de temperatura do concreto massa e tensões levando em conta a viscoelasticidade do concreto, áreas onde tem diversos trabalhos técnicos publicados.
Participou em inúmeros projetos de usinas hidrelétricas no Brasil e no exterior, como Serra da Mesa, Capanda, Peixe, Facão, Santo Antonio, Tucuruí, Belo Monte, São Manoel, e Lauca, em Angola. Atleta do xadrez, é mestre nacional de soluções enxadrísticas pela União Brasileira de Problemas de Xadrez; foi seis vezes campeão goiano, medalha de bronze, em 2010, e medalha de prata, em 2012 e 2014
, nos jogos nacionais do SESI.

 

Prêmio Francisco de Assis Basílio
concedido ao Destaque em Engenharia de Concreto na Região do Congresso
José Ramalho Torres

Diretora Regional no Ceará entrega o prêmio ao Eng. José Ramalho Torres

Engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará (1982) e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Professor do Departamento de Construção Civil do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Membro do Comitê Executivo do INOVACON/Sinduscon-CE e engenheiro da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (NUTEC). Atua nos seguintes temas: diagnóstico de manifestações patológicas em edificações, reparo e reforço do concreto armado, tecnologia do concreto e das argamassas, uso de materiais não convencionais na construção e avaliação de desempenho das edificações. Participa de Comissões de Estudo da ABNT voltadas para argamassas, revestimentos cerâmicos, concreto e desempenho de edificações.
Consultor das obras do Porto de Pecém, VLT e Metrô de Fortaleza.

 

Prêmio Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro
atribuído ao Destaque em Engenharia de Pesquisa em Estrutura de Concreto
Valdir Pignatta e Silva

Diretor de relações institucionais do IBRACON, Tulio Bittencourt, faz entrega do prêmio ao Prof. Valdir Pignatta e Silva

Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com graduação, mestrado e doutorado na Poli-USP e pós-doutorado na Universidade de Coimbra.
Orientou 25 mestres e doutores e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli-USP. Publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados e mais de 160 trabalhos em anais de eventos.
Possui 9 livros publicados. Revisor de 24 revistas científicas, como Journal of Structural Engineering, Nonlinear Dynamics, Fire Safety Journal, Fire and Materials, Construction and Building Materials, Journal of Building Engineering e Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.
Assessor ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP, FAPEMIG e FAPERN.
Diretor da Associação Luso-Brasileira para a Segurança contra Incêndio (ALBRASCI) e membro de outras associações técnicas, como International Association of Fire Safety Science, Grupo de Fomento à Segurança contra Incêndio da USP e Associação Brasileira de Proteção Passiva.

 

Prêmio Oscar Niemeyer Soares Filho
atribuído ao Destaque em Projeto de Arquitetura de Concreto
Francisco Nasser Hissa

Arq. Francisco Hissa recebe o prêmio do vice-presidente do IBRACON, Luiz Prado

Arquiteto pela Universidade do Brasil, em 1971, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em 2005.
Professor da disciplina “Projeto Arquitetônico” no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, de 1987 a 2016.
Sócio do escritório Nasser Hissa Arquitetos Associados, fundado em 1971, que atua em diversos ramos, como incorporações, hospitais, hotéis, educação, indústria e planejamento urbano, tanto em Fortaleza quanto outras cidades brasileiras e no exterior, com mais de 1 milhão de metros quadrados de projetos. Na atividade de projetos de arquitetura, tem primado por incorporar as mais recentes tecnologias, sendo um dos primeiros do país a adotar a plataforma CAD na década de 1980 e atualmente a plataforma BIM. Dentre os concursos agraciados com a primeira colocação, destaca-se o Concurso Internacional para Ícone de Fortaleza, promovido pelo governo do estado do Ceará, em 1999.
Em 2007, participou da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo, sendo até a presente data o único escritório do Ceará a expor seus trabalhos na mostra.

 

 

Prêmio de Teses e Dissertações

PRÊMIO MELHOR DISSERTAÇÃO EM MATERIAIS
TÍTULO: Avaliação da retração autógena de concretos de alto desempenho produzidos com cinza de casca de arroz

O diretor de eventos do IBRACON, Prof. César Daher, entrega o prêmio a Amanda Vieira

AUTORA: Amanda Pereira Vieira
ORIENTADOR: Prof. Romildo Dias Toledo Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

PRÊMIO MELHOR DISSERTAÇÃO EM ESTRUTURAS
TÍTULO: Numerical modeling of the post-cracking behavior of SFRC and its application on design of beams according do fib Model Code 2010

Yasmin Teixeira Trindade recebe o prêmio do diretor de pesquisa e desenvolvimento do IBRACON, Leandro Trautwein

AUTORA: Yasmin Teixeira Trindade
ORIENTADOR: Luís Antônio Guimarães Bitencourt Jr.
Universidade de São Paulo (USP)

 

 

 

 

 

 

Telefone

11-3735-0202

Site

http://site.ibracon.org.br/