Volumes
ISSN 1983-4195
 
Vol9 - Num 4
2016
Veja a edição completa

Editorial
O quarto número do volume nove da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 9 Número 4, Agosto de 2016) está sendo publicado. O número inicia com uma análise da estabilidade global de um pórtico plano de concreto armado visando avaliar o coeficiente Gama Z da Norma Brasileira NBR 6118: 2014. No segundo artigo um corpo de prova em forma de ampulheta é proposto para a determinação a resistência à compressão de argamassa e concreto. Resultados numéricos são apresentados, indicando que a maior tensão ocorre no centro do corpo de prova. Resultados experimentais indicam vantagens no que diz respeito ao corpo de prova cilíndrico. Outro artigo trata da determina- ção de curvas de retenção de água para argamassa e concreto utilizando o método de papel-filtro. O quarto artigo descreve um procedimento automático para definição da geometria e análise de cúpulas axissimétricas pela teoria da membrana. Um exemplo mostra as diferenças entre a cúpula esférica com espessura constante e uma cúpula sujeita a tensões normais constantes. O quinto artigo aborda os efeitos da utilização de escória de aciaria sobre a expansão de argamassas sujeitas a reação álcali-agregado, avaliando a sua eficácia como uma substituição parcial dos cimentos com base nas orientações da NBR 15577:2008. No artigo seguinte, um procedimento de correlação de imagens digitais é aplicado para avaliar o módulo de elasticidade do concreto. O sétimo artigo apresenta a análise da corrosão em barras de aço revestidas pelo processo de galvanoplastia com zinco e zinco- -níquel, e barras sem revestimento. Testes confirmaram o melhor desempenho obtido pelas barras revestidas em ambientes com forte ação de cloretos. O último artigo apresenta um estudo experimental sobre a substituição parcial de agregados finos em argamassas por cinzas de bagaço de cana de açúcar para avaliar os efeitos sobre a o processo inicial de hidratação do cimento.

Agradecemos a dedicação dos autores e revisores, responsável pela alta qualidade dos artigos publicados.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Rafael Giuliano Pileggi, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Túlio Nogueira Bittencourt, Editores

 
Vol9 - Num 3
2016
Veja a edição completa

Editorial
O número de março de 2016 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 9 Número 3) está sendo publicado com oito artigos relacionados a aplicações de materiais e estruturas de concreto. Este número inicia com uma abordagem integrada laje/pilar para a simulação numérica de lajes planas de concreto armado. O segundo artigo apresenta um estudo de caso de análise de risco da formação de etringita tardia em blocos de fundação na Região Metropolitana do Recife. O artigo seguinte descreve uma abordagem de velocidade de pulso ultrassônico para estimar a resistência à compressão do concreto. O quarto artigo apresenta um modelo de elementos finitos tridimensional para a análise de um túnel com concreto projetado e concreto pré-moldado. O objetivo do quinto artigo é avaliar o comportamento de almofadas de argamassa modificada na transferência de esforços de compressão. No sexto artigo, uma análise comparativa dos modelos de cálculo para consolos de concreto é apresentada. O sétimo artigo descreve um processo adaptativo para controle de contra-flechas durante a fase construtiva de estruturas em balanços sucessivos. O número se completa com um artigo sobre a avaliação da pirita e pirrotita em concretos.

Agradecemos a dedicação de autores e revisores à qualidade dos artigos desta edição.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Rafael Giuliano Pileggi, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Túlio Nogueira Bittencourt, Editores

 
Vol9 - Num 2
2016
Veja a edição completa

Editorial
Estamos publicando a segunda edição do nono volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (RIEM, Volume 9, Número 2, abril de 2016). Esta edição contém oito artigos sobre temas relevantes em materiais e estruturas de concreto. O primeiro artigo apresenta uma abordagem de Mecânica do Dano para a análise numérica de vigas de concreto reforçado com fibras de aço. O concreto é admitido como material inicialmente isótropo e elástico, mas exibindo deformações plásticas, anisotropia e bimodularidade induzidas pelo processo de danificação. A análise da estabilidade global de estruturas e ações para controlar seus efeitos é o assunto do segundo artigo. Os conceitos básicos dos parâmetros de instabilidade a e γz de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 6118 são apresentados e os resultados da simulações são discutidos. O estudo apresentado no terceiro artigo avalia a resistência ao cisalhamento de elementos com seções circulares vazadas obtidos experimentalmente em comparação com os valores calculados usando o Código Canadense (CSA A23.3) e procedimento proposto com base na norma brasileira (NBR 6118). A influência da sequência de adição de fibras e de água no comportamento reológico de argamassas com fibras de PVA é abordada no artigo quarto. Outro artigo apresenta um estudo sobre a estabilidade global de edifícios esbeltos, com esbeltez cerca de 1:6, a partir da modelagem de um edifício com lajes protendidas não-aderentes e lajes nervuradas. O sexto artigo apresenta uma parametrização experimental de pavimentos de concreto continuamente armado através de técnicas não destrutivas. O objetivo do sétimo artigo é fornecer recomendações a projetistas de struturas para atender aos requisitos de desempenho superior da Norma Brasileira NBR 15575-1:2013, com relação à durabilidade. O último artigo apresenta um estudo de caso sobre a avaliação de fiabilidade com base em sistema ótico de monitoração visando uma previsão da segurança estrutural de um reservatório elevado de água para os próximos 100 anos.

Reconhecemos os esforços da comunidade IBRACON que apoiaram o desenvolvimento de uma revista científica qualificada dedicada a estruturas e materiais de concreto. Agradecemos aos autores pela submissão de manuscritos de alta qualidade, aos revisores pela dedicação de seu tempo avaliando cuidadosamente as submissões e aos editores anteriores e atuais envolvidos em garantir a qualidade de cada edição.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Rafael Giuliano Pileggi, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Túlio Nogueira Bittencourt, Editores

 
Vol9 - Num 1
2016
Veja a edição completa

Editorial
Estamos publicando o primeiro número do Volume de 2016 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 9 Número 1, fevereiro de 2016). O número começa com um estudo de pilares de concreto armado reforçados pela técnica de encamisamento parcial, ensaiados a flexo-compressão. Um segundo artigo apresenta um modelo analítico para avaliação de vigas reforçadas com base nas recomendações da Norma Brasileira de Concreto (NBR-6118) e em um estudo publicado pela Federação Internacional de Concreto (fib). O objetivo do terceiro artigo é a utilização de um modelo analítico de empacotamento de partículas (Compressible Packing Model) para verificar a densidade máxima de empacotamento de pastas de cimento e sílica ativa, o que poderia estar associada ao teor ótimo de sílica ativa em misturas. O quarto artigo aborda a potencial reatividade de rochas graníticas a álcalis. O estudo envolve granitos coletados em diferentes regiões de Portugal, dos quais oito amostras têm os seus resultados analisados. Os ensaios incluem a caracterização petrográfica dos agregados e testes de expansão de barra de argamassa e prisma de concreto. Outro artigo aborda o desempenho do concreto permeável com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. O sexto artigo analisa, através de um estudo de caso, a aplicação inovadora de tecnologia de escaneamento a laser 3D na fachada de um edifício para mapear a planicidade da superfície e, de forma inédita, para quantificar o volume de argamassa. O último artigo destina-se a analisar o comportamento estrutural de vigas de concreto armado reforçadas à flexão com polímero reforçado com fibras de carbono, sem a utilização de sistemas de ancoragem, variando taxa de armadura e e quantidade de camadas de reforço.

Agradecemos aos autores e avaliadores pela contribuição a esta edição.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Rafael Giuliano Pileggi and Roberto Caldas de Andrade Pinto, Editores

 
Vol8 - Num 6
2015
Veja a edição completa

Editorial
O último número do Volume de 2015 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 8 Número 6, Dezembro de 2015) está sendo publicado. Este número traz cinco artigos que discutem temas relacionados a concreto e suas aplicações. O desenvolvimento e a implementação de um procedimento numérico para o projeto de pilares de concreto armado e pilares mistos com seção I de aço totalmente envolvida em concreto são discutidos no primeiro artigo. A aplicação a resultados experimentais e numéricos comprovam a acurácia do procedimento. O segundo artigo descreve recomendações para a verificação de segurança de vigas pré-moldadas em fases transitórias, comparando os resultados de análises paramétricas com recomendações de normas nacionais e internacionais, e confrontando as formulações utilizadas para avaliação das cargas críticas de instabilidade lateral. O artigo seguinte trata de análise não-linear por elementos finitos da perda de aderência entre armadura e concreto, combinando um modelo de microplanos para o concreto com um modelo de armadura embutida para considerar a perda de aderência. O quarto artigo tem como objetivo a avaliação do comportamento sísmico de uma estrutura de concreto armado com diversas irregularidades através de sua influência na perda de capacidade de resistir a cargas laterais e dissipação de energia. Metodologia para o dimensionamento de vigas mistas de aço e concreto com perfil celular é o tema do último artigo.

Com este número, completamos o oitavo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Reconhecemos os esforços de toda a comunidade IBRACON que apoiaram este projecto durante a última década, particularmente autores, revisores e editores antigos e atuais. Como de costume, já que esta é a última edição de 2015, apresentamos a lista de colaboradores que doaram seu tempo precioso avaliando manuscritos para assegurar a boa qualidade do nossa Revista.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Rafael Giuliano Pileggi e Roberto Caldas de Andrade Pinto, Editores

 
Vol8 - Num 5
2015
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando a o número de outubro de 2015 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 8 Número 5, Outubro de 2015). Esta edição contém oito artigos sobre estruturas e materiais de concreto, uma discussão sobre um artigo publicado anteriormente e a correspondente resposta pelos autores. A análise de imagens para a obtenção de parâmetros de forma em grãos de areia de britagem é o tema do primeiro artigo. O trabalho descrito no segundo artigo tem como objetivo a simulação numérica de pilares-parede de concreto, afetados pela reação álcali-agregado. O terceiro artigo trata da aderência entre o aço-concreto e entre concretos com diferentes idades, com foco na reabilitação estrutural. O quarto artigo apresenta uma avaliação do cobrimento da armadura em lajes utilizando diferentes distâncias espaçadores e pontos de amarração. A motivação é a durabilidade, directamente relacionada com a espessura de cobertura. As características geométricas de macrofibras sintéticas, importantes devido a seus efeitos sobre o comportamento do concreto reforçado com fibras, são o objecto do quinto artigo. O sexto artigo descreve uma estratégia de análise inversa para determinar automaticamente os parâmetros coesivos e viscosos que descrevem um modelo de fratura de concreto em tração, utilizando dados de ensaios de flexão em três pontos sob taxas de carregamento elevadas. O artigo seguinte relata uma investigação sobre a distribuição espacial de fibras de aço no concreto utilizando microtomografia de raios-X. O último artigo apresenta uma forma alternativa para a inspeção em uma ponte considerando parâmetros dinâmicos, usando medições com equipamentos de telefonia móvel para adquirir dados de aceleração e determinar frequências naturais em dois viadutos de concreto. O número se encerra com uma discussão de um artigo publicado anteriormente e a correspondente resposta pelos autores.

Todos os artigos descrevem pesquisas originais e foram avaliados por especialistas com experiência nos assuntos específicos. Parabenizamos os autores e revisores pelo elevado nível desta edição.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Rafael Giuliano Pileggi e Roberto Caldas de Andrade Pinto, Editores

 
Vol8 - Num 4
2015
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o quarto número do oitavo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Neste número, o primeiro de oito artigos apresenta curvas de interação para pilares mistos de concreto totalmente revestidos, submetidos a flexo-compressão, com base nos domínios de deformação de estruturas de concreto armado definidos pela ABNT NBR 6118. O segundo artigo descreve uma análise numérica e experimental do comportamento de elementos estruturais constituídos por painéis duplos treliçados preenchidos com concreto moldado no local. Uma análise probabilística dos cenários de falha para a avaliação da influência da corrosão das armaduras em vigas hiperestáticas de concreto armado é descrito no terceiro artigo. No artigo seguinte a técnica B-WIM é utilizada para a pesagem em movimento e a caracterização do tráfego ferroviário. Análise de elementos finitos de vigas mistas de concreto e madeira é o tema do quinto artigo. A utilização de espectroscopia de impedância eletroquímica para o monitoramento da corrosão em concreto armado é abordada no sexto artigo. Os impactos da versão 2014 da norma ABNT NBR 6118 no projeto estrutural são discutidos no sétimo artigo. O número se encerra com um estudo sobre os efeitos da aplicação dos resíduos granulares de pneus nas propriedades físicas de solos argilosos.

Parabenizamos os autores pela qualidade de suas contribuições. Todos os artigos são originais e foram revisados por especialistas selecionados dentre os membros do IBRACON e outros revisores convidados, cuja contribuição é apreciada.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romilde Almeida de Oliveira, Editores

 
Vol8 - Num 3
2015
Veja a edição completa

Editorial

Estamos observando com satisfação um aumento no interesse de nossa comunidade em publicar na Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. O número de manuscritos submetidos aumentou consideravelmente, bem como a qualidade geral dos artigos publicados. Temos agora a coleção inteira, desde o Volume 1 (março de 2008), publicada no site do SciELO (www.scielo.br/riem). A edição atual (Volume 8 Número 3, junho de 2015) é composta por oito artigos relacionados com materiais e estruturas de concreto. O primeiro artigo apresenta um estudo sobre a condutividade hidráulica do concreto permeável com métodos de carga constante e de carga variável. Outro artigo discute a influência do índice de retangularidade dos pilares e das condições de contorno na resistência à punção de ligações laje-pilar. O terceiro artigo enfoca a aplicação de termografia infravermelha para detectar danos na aderência entre o concreto e polímero reforçado com fibra de vidro. O quarto artigo relata a aplicação da técnica de Correlação de Imagens Digitais de para obtenção de deslocamentos na superfície de vigas e avaliação do efeito escala. A influência do graute e da taxa de armadura no comportamento à compressão de alvenaria de blocos de concreto é discutida no quinto artigo. O sexto artigo apresenta uma contribuição à análise de segurança de estruturas existentes. O artigo seguinte aborda o estado limite de serviço relacionado a deformações laterais excessivas com a consideração das alvenarias de preenchimento na modelagem estrutural. Este número encerra com um artigo apresentando uma ferramenta gráfico-interativa de cálculo e verificação de tensões no estado limite de serviço de vigas protendidas com pós-tração aderente para a verificação de tensões no estado limite de utilização (SLS) de acordo com a norma brasileira NBR 6118: 2014.

Com este número, nós estamos cumprindo o nosso objetivo de proporcionar à nossa comunidade um veículo qualificado para a difusão de pesquisas e desenvolvimentos em materiais e estruturas de concreto, favorecendo nossa interação com pesquisadores do mundo todo. Agradecemos a todos aqueles que contribuem para essa conquista: autores, revisores e leitores

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romilde Almeida de Oliveira, Editores

 
Vol8 - Num 2
2015
Veja a edição completa

Editorial

Estamos lançando a segunda edição do volume de 2015 da Revista IBRACON de Estrutura se Materiais (Volume 8, Número 2, Abril de 2015). Oito artigos abordam temas relevantes de materiais e estruturas de concreto. O objetivo do primeiro artigo é avaliar o efeito do teor de ligante na resistência de aderência da interface argamassa-substrato. O segundo artigo apresenta uma análise do comportamento de pilares de concreto armado reforçadas com chumbadores de expansão e uma camada de concreto auto-adensável. O terceiro artigo relata um estudo sobre o desempenho da lama de processamento de rochas ornamentais e de moagem após tratamento térmico, visando a sua potencial aplicação como substituto parcial do cimento. Outro artigo discute os resultados obtidos nos primeiros estágios de uma investigação sobre modelos de carga de tráfego para pontes rodoviárias de pequenos vãos. O artigo inclui uma comparação entre os efeitos estáticos devido ao tráfego real dos veículos pesados e os gerados pelo modelo de carga móvel da normal brasileira atual NBR 7188. O quinto artigo baseia-se na avaliação estrutural de uma ponte de concreto armado sobre o rio Sororó junto à Estrada de Ferro Carajás. O artigo seguinte apresenta uma avaliação do desempenho estrutural de ligações de borda em lajes lisas de concreto armado sob os efeitos da excentricidade externa. O sétimo artigo discute a estabilidade global de edifícios altos com lajes protendidas. O último artigo desta edição apresenta uma análise numérica de flexão em lajes nervuradas considerando os efeitos de fissuração do concreto.

Agradecemos a contribuição de autores e revisores para a manutenção da qualidade do nossa Revista

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romilde Almeida de Oliveira, Editores

 
Vol8 - Num 1
2015
Veja a edição completa

Editorial

Com esta edição (Volume 8, Número 1, Fevereiro de 2015), abrimos o oitavo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Este número contém cinco artigos sobre estruturas de concreto e materiais. O primeiro artigo apresenta uma aplicação do método de Chapelle para determinar a reatividade dos materiais pozolânicos. O método é aplicado para metacaulim, sílica ativa, cinza volante, cinza de bagaço de cana-de-açúcar e cinza de casca de arroz, comparando o resultado com proporções em massa cal: pozolana 1:1, conforme proposto originalmente por Chapelle, e 2: 1, de acordo com as normas brasileira e francesa. O segundo artigo avalia o efeito de fibras de polipropileno e de aço na perda de água por evaporação e na retração do concreto. Um estudo foi realizado para relacionar a perda de água da pasta e a retração nos primeiros 28 dias de idade, utilizando um traço de controle sem fibras para comparação. Outro artigo tem como objetivo avaliar a utilização de rejeitos de carvão para a produção de blocos de concreto para pavimentação. Um processo foi desenvolvido para reduzir o teor de enxofre dos rejeitos de carvão e ajustar o tamanho das partículas do material para as especificações de distribuição granulométrica de agregado miúdo. O quarto artigo aborda a implementação e validação de um programa computacional para análise térmica de estruturas bidimensionais submetidas ao fogo. O último artigo discute um modelo de dano anisótropo para a análise de estruturas de concreto armado submetidas a inversão de carregamento.

Parabenizamos os autores pela qualidade dos artigos publicados e agradecemos a dedicação dos revisores.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romilde Almeida de Oliveira, Editores

 
Vol7 - Num 6
2014
Veja a edição completa

Editorial

A Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está lançando o sexto e último número do volume de 2014. Esta edição traz cinco artigos sobre temas relevantes em materiais e estruturas de concreto. O primeiro artigo descreve um estudo sobre as propriedades de cinzas de casca de amendoim, visando à utilização como substituto parcial do cimento Portland em argamassas. O artigo seguinte apresenta um estudo de caso sobre os desafios e soluções para uma laje de subpressão para o novo Museu de Imagem e Som, em Copacabana, Rio de Janeiro. O terceiro artigo baseia-se nas propriedades reológicas do concreto bombeado. O objetivo é uma investigação sobre os efeitos das variáveis importantes para o projeto de concreto Portland nas características reológicas de pastas de cimento em concreto bombeado. Um modelo para prever o comportamento à flexão de lajes de concreto armado é descrito no quarto artigo, combinando modelo de dano de Mazars para simulação de fissuração do concreto, o modelo elastoplástico perfeito para escoamento e ruptura da armadura de aço, e a teoria clássica de laminados. O volume se encerra com um artigo sobre o desenvolvimento e análise do comportamento de compósitos cimentícios de elevado desempenho reforçados com fibras, aplicados como substrato de transição em vigas de concreto armado.

Neste número apresentamos uma lista dos colaboradores que contribuíram para a nossa Revista durante o ano de 2014. Parabenizamos os autores e revisores pela alta qualidade alcançada pela nossa Revista.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romilde Almeida de Oliveira, Editores

 
Vol7 - Num 5
2014
Veja a edição completa
 

Editorial

Estamos publicando o quinto número do volume de 2014 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Esta edição traz oito artigos sobre temas relevantes de materiais e estruturas de concreto, tais como confiabilidade, fluência, colapso progressivo e outros, discutindo as normas brasileiras em comparação com normas internacionais. O primeiro artigo discute as prescrições das normas brasileiras com relação a índices de confiabilidade para vigas de concreto armado, de aço e mistas de aço e concreto. A influência da taxa de armadura de aço de colunas de concreto armado em suas propriedades relativas a fluência e retração é o tema do segundo artigo, que se baseia em ensaios experimentais e simulações de curvas experimentais via elementos finitos tridimensionais. O artigo seguinte relata uma investigação visando à influência do tratamento superficial de amostras de concreto ensaiados em compressão. O quarto artigo apresenta uma análise do comportamento mecânico de uma ponte ferroviária durante a frenagem do trem utilizando o Método dos Elementos Finitos para a simulação numérica e dados de monitoração adquiridos durante a operação real, com uma comparação com as disposições de normas. Outro artigo discute a viabilidade do teste APULOT aplicado ao concreto com adição de borracha para avaliar a ligação aço-concreto. O sexto artigo baseia-se na avaliação computacional do colapso progressivo de pórticos planos de concreto armado utilizando uma formulação não linear multicamadas, incluindo efeitos de elasto-viscoplásticos. A investigação centrou-se na resistência potencial de pórticos ao colapso progressivo quando uma coluna é removida acidentalmente. O sétimo artigo apresenta a segunda parte de uma investigação experimental sobre o uso de ensaios de aderência aço-concreto para estimar a resistência à compressão axial do concreto. Este número encerra com um artigo sobre a análise com não linearidades geométricas e materiais de estruturas de concreto armado. Resultados experimentais relatados na literatura são utilizados para validar a formulação e a implementação computacional propostas.

Temos a satisfação de anunciar que a SciELO já atribuiu códigos DOI (Digital Object Identifier) para todas as edições anteriores da RIEM, que estão agora disponíveis no http://www.scielo.br/riem/. Isto é importante por aumentar a visibilidade do nossa Revista, favorecendo o acesso à comunidade internacional.

Agradecemos a dedicação de autores e revisores, responsáveis pela boa qualidade do conteúdo deste número.

Américo Campos Filho , José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa , e Roberto Caldas de Andrade Pinto, Editores

 
Vol7 - Num 4
2014
Veja a edição completa

Editorial

O quarto número do volume de 2014 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 7 Número 4) está sendo publicado. Este número traz oito artigos sobre temas relacionados com estruturas de concreto e materiais. O primeiro artigo apresenta curvas de fragilidade para a avaliação de uma ponte rodoviária, localizada em Trois-Rivières, Quebec, Canadá, utilizando isoladores sísmicos. O foco do segundo artigo é a análise de cargas acidentais em pisos de garagem, considerando as recomendações de normas internacionais. O terceiro artigo utiliza resultados experimentais de lajes lisas nervuradas bidirecionais em concreto armado, com furos retangulares adjacentes aos pilares e sem armadura de cisalhamento, com as estimativas das formulações dadas pelas normas ACI 318 e NBR 6118. O comportamento de ligações laje-pilar em lajes lisas de concreto armado e armadas ao cisalhamento com polímero reforçado com fibra de carbono é discutido no quarto artigo. Outro artigo aborda a influência das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar no comportamento mecânico de concreto. O sexto artigo discute a avaliação de resistência ao cisalhamento de lajes nervuradas unidirecionais de concreto armado sem estribos. A capacidade protetora de concretos produzidos com metacaulim com relação ao transporte e à penetração de cloretos é o tema do sétimo artigo. Este número se encerra com uma avaliação das propriedades físicas do concreto compactado a rolo enriquecido com calda para a face de montante de barragens, em substituição ao concreto usualmente empregado, usando os mesmos materiais, mão de obra e equipamentos utilizados na construção da Usina Hidrelétrica Mauá.

Gostaríamos de agradecer a contribuição de autores e revisores a este número.

Américo de Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa e Roberto Caldas de Andrade Pinto

 
Vol7 - Num 3
2014
Veja a edição completa

Editorial

O segundo número do Volume 7 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está sendo publicado. Este número traz um artigo sobre o projeto de lajes nervuradas para assegurar as funções corta fogo e de estabilidade estrutural, um tópico não coberto pelas normas brasileiras para situação de incêndio. O segundo artigo apresenta uma análise comparativa de soluções em fundações diretas ou sobre estacas para um equipamento industrial sujeito a vibrações, discutindo a relevância da análise dinâmica. Outro artigo aborda a viabilidade técnica e vantagem ecológica do uso de rejeitos sinter feed de minério de ferro como um agregado na produção de concreto, inicialmente para a fabricação de elementos de concreto pré-moldado para pavimentação, mas com a possibilidade de estender seu uso a outras aplicações. O quarto artigo aborda a interação solo-estrutura na análise tridimensional de estruturas reticuladas sobre fundações rasas. O quinto artigo examina os aspectos de projetos estruturais relacionados com as vibrações em pisos de edifícios urbanos, induzidas pelas atividades humanas que possam motivar algum desconforto a seus usuários. O último artigo aborda o uso de galvanização a quente para vergalhões, com uma espessura de zinco que é consumida antes de o aço entrar em reação, em comparação com o uso de vergalhões sem zinco, visando a um aumento da vida útil das estruturas de concreto armado.

Parabenizamos os autores e reconhecemos o importante trabalho desenvolvido pelos avaliadores.

Américo de Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa e Roberto Caldas de Andrade Pinto

 
Vol7 - Num 2
2014
Veja a edição completa

Editorial

O segundo número do Volume 7 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está sendo publicado. Este número traz um artigo sobre o projeto de lajes nervuradas para assegurar as funções corta fogo e de estabilidade estrutural, um tópico não coberto pelas normas brasileiras para situação de incêndio. O segundo artigo apresenta uma análise comparativa de soluções em fundações diretas ou sobre estacas para um equipamento industrial sujeito a vibrações, discutindo a relevância da análise dinâmica. Outro artigo aborda a viabilidade técnica e vantagem ecológica do uso de rejeitos sinter feed de minério de ferro como um agregado na produção de concreto, inicialmente para a fabricação de elementos de concreto pré-moldado para pavimentação, mas com a possibilidade de estender seu uso a outras aplicações. O quarto artigo aborda a interação solo-estrutura na análise tridimensional de estruturas reticuladas sobre fundações rasas. O quinto artigo examina os aspectos de projetos estruturais relacionados com as vibrações em pisos de edifícios urbanos, induzidas pelas atividades humanas que possam motivar algum desconforto a seus usuários. O último artigo aborda o uso de galvanização a quente para vergalhões, com uma espessura de zinco que é consumida antes de o aço entrar em reação, em comparação com o uso de vergalhões sem zinco, visando a um aumento da vida útil das estruturas de concreto armado.

Parabenizamos os autores e reconhecemos o importante trabalho desenvolvido pelos avaliadores.

Américo de Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa e Roberto Caldas de Andrade Pinto

 
Vol7 - Num 1
2014
Veja a edição completa

Editorial

Estamos iniciando o sétimo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Neste número (Volume 7 Número 1 – Fevereiro de 2014) são publicados sete artigos originais em materiais e estruturas de concreto. No primeiro artigo simulação numérica e projeto pelo método de escoras e tirantes são apresentados para blocos sobre seis estacas de concreto armado. O artigo seguinte aborda o comportamento reológico de retração plástica e fissuração de argamassas de concreto auto-adensável. Um algoritmo para o projeto automático de cascas de concreto armado é descrita, com resultados mostrando sua robustez e aplicabilidade a estruturas de grande porte. Em outro artigo, o tema é a o cálculo de deslocamentos em estruturas de concreto armado utilizando mecânica do dano contínuo. O quinto artigo, também uma aplicação da teoria do dano contínuo, apresenta uma modelagem simplificada do processo de fissuração e colapso em pórticos e arcos de concreto armado. O sexto artigo trata da simulação computacional de ensaios de arrancamento “pull out”e APULOT usando o programa ATENA. O último artigo aborda vigas mistas tipo “slim floor” para pisos em situação de incêndio, com destaque para os modelos constitutivos de concreto.

Como nossa Revista está na Scientific Electronic Library Online (SciELO), com a inclusão do SciELO Citation Index na plataforma Web of Science, um passo importante para o acesso à comunidade internacional foi alcançado. Registramos a dedicação dos nossos autores e revisores, responsáveis por estes bons resultados que estamos vivenciando.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol6 - Num 6
2013
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o último número do sexto volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 6 Número 6, Dezembro de 2013). Com este número, temos seis volumes concluídos sem interrupção. Este número contém cinco artigos abordando temas relevantes sobre materiais e estruturas de concreto. No primeiro artigo é avaliada a influência da vida útil, da resistência característica e do tipo de cimento no desempenho ambiental do ciclo de vida do concreto. O segundo artigo discute as relações entre resistências à tração indireta e à tração na flexão em concretos secos e plásticos. O artigo seguinte compara os modelos de predição disponíveis em normas e dados de ensaios na determinação da resistência ao cisalhamento. O quarto artigo propõe uma maneira de determinar armadura passiva para ser usado em ensaios de lajes alveolares com continuidade feita através de uma capa estrutural. O quinto e último artigo aborda a interpretação de perda de resistência em concretos secos com incorporação de fresados asfálticos através de análise microscópica .

Neste número agradecemos aos revisores que doaram, durante este ano, parte de seu tempo para apoiar os editores na tarefa de decidir quais os artigos devem ser publicados ou não. Sua contribuição tem um impacto positivo também sobre a qualidade dos artigos, com comentários que auxiliam significativamente os autores.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto e Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol6 - Num 5
2013
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o número 5 do sexto volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Outubro de 2013). Sete artigos sobre temas relevantes relacionados a materiais e estruturas de concreto compõem a edição. O primeiro artigo baseia-se na resistência à punção de ligações laje-pilar interno com conectores de cisalhamento. Resultados experimentais de 36 ensaios são comparados com resultados teóricos, utilizando recomendações de ACI 318, NBR6118, Eurocode 2 e também a Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento (TFCC). O segundo artigo apresenta a primeira parte de uma investigação experimental sobre o uso de ensaios de aderência aço-concreto para estimar a resistência à compressão axial do concreto. Um estudo experimental de blocos sobre estacas com cálice externo, embutido e parcialmente incorporado com interface lisa, é o tema abordado pelo terceiro artigo. Outro artigo traz uma avaliação experimental de métodos de prevenção de fissuras na interface entre as paredes de alvenaria de vedação e pilar de concreto. O quinto artigo apresenta um estudo sobre a influência do número de pavimentos sobre o parâmetro de instabilidade de edifícios contraventados por paredes ou núcleos de concreto armado. O próximo artigo analisa a resistência ao impacto e a resistência à abrasão do concreto de alta resistência com cinza de casca de arroz e pneus de borracha.
Este número termina com um artigo que explora os indicadores de sustentabilidade baseados em ciclo de vida para pórticos estruturais de edifícios em concreto. Estes artigos resultaram de pesquisas originais e inéditas, e foram revisados por membros da nossa comunidade com reconhecida experiência nas áreas correspondentes. Nós agradecemos os esforços dos autores e revisores, fundamentais para a manutenção do alto nível de nossa revista.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto, and Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol6 - Num 4
2013
Veja a edição completa

Editorial

A revista IBRACON de Estruturas e Materiais está lançando o quarto número do sexto volume. Neste número estão sendo publicados oito artigos sobre temas relevantes de estruturas e materiais de concreto. O primeiro artigo aborda meios gráficos para projeto de vigas de concreto em situação de incêndio. Deformações de fluência em pilares de concreto armado são tratadas no segundo artigo. Ensaios acelerados de cloreto são o tema para o artigo seguinte, enfocando a influência da sílica ativa, a relação água/aglomerante e a espessura do cobrimento de concreto. O quarto artigo discute a utilização de microtomografia de raios-X para a avaliação dos efeitos da variação da trabalhabilidade do concreto fresco produzida pelo uso de aditivos, sobre a estrutura de poros do concreto e a resistência à compressão. Outro artigo aborda o comportamento pós-fissuração de blocos, prismas e mini-paredes de concreto reforçadas com fibras vegetais. O sexto artigo apresenta uma análise numérica de lajes alveolares protendidas sob carregamento de longa duração. Os resultados numé- ricos são comparados com os testes experimentais realizados em duas séries de lajes alveolares protendidas. O objetivo do sétimo do artigo é a análise do espaçamento entre apoios na montagem de lajes treliçadas. O número se encerra com um artigo sobre a substituição de cimento Portland por resíduos de corte de pedra e de blocos cerâmicos moídos, com foco na hidratação e na densidade de empacotamento de pastas cimentícias. Agradecemos a dedicação dos autores e revisores, responsáveis pelos expressivos resultados alcan- çados pela Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Temos a satisfação de dar as boas vindas ao Prof. Dr. Roberto Caldas de Andrade Pinto, da Universidade Federal de Santa Catarina, que inicia sua participação como Editor Associado.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Roberto Caldas de Andrade Pinto, and Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol6 - Num 3
2013
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o número de junho de 2013 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 6, Número 3). Este número tem oito artigos sobre temas importantes de materiais e estruturas de concreto. A modelagem da flexibilidade de nós de pórticos de concreto é o tema do primeiro artigo. O segundo artigo apresenta um estudo numérico e experimental de uma laje nervurada projetada como piso de uma quadra de tênis. O artigo seguinte aborda a avaliação de blocos vazados não convencionais de concreto por meio de ensaios destrutivos e não-destrutivos. O quarto artigo trata dos fatores que influenciam o comportamento reológico de argamassas colantes disponíveis no mercado. Um método com base em imagem para o monitoramento da abertura de fissuras em alvenaria e concreto usando plataforma móvel é apresentado no quinto artigo. O sexto artigo apresenta modelagem numérica de blocos sobre duas estacas com cálices embutidos, submetidos a compressão excêntrica. No sétimo artigo uma aplicação de fotogrametria é apresentada para a análise de rotação plástica e da contribuição do concreto entre fissuras para o aumento da rigidez à flexão (tension stiffening effect). O número se completa com um artigo sobre modelagem numérica, utilizando modelos de vigas, para estudar o comportamento da tensão de aderência entre barras de aço e concretos auto-adensável e convencional. Agradecemos aos autores e revisores por sua contribuição a este número.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol6 - Num 2
2013
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o número de abril de 2013 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 6 Número 2). Nesta edição, o primeiro artigo discute métodos de proteção catódica para estruturas com armaduras de aço-carbono novas ou já em processo de corrosão. A análise de variação da resistência à compressão e de propriedades físicas do concreto descarregado do caminhão betoneira é discutida no artigo seguinte. O terceiro artigo apresenta a análise numérica, através de um modelo não linear de elementos finitos, do comportamento estrutural de vigas de concreto armado reforçadas à flexão com compósitos baseados na combinação de tecidos de fibras sintéticas de alta resistência e argamassa de cimento. O quarto artigo aborda a influência das condições do ambiente e da idade de carregamento na fluência por secagem do CAA. A aplicação do método de ultrassom para a detecção de não homogeneidades no concreto é o tema abordado no quinto artigo. Outro artigo discute aspectos importantes do desenvolvimento histórico de lajes cogumelo e apresenta análise experimental em lajes cogumelo com capitéis de seção circular. O sétimo artigo trata da influência adição de fibras de aço na tensão de aderência de barras de aço retilíneas. O último artigo tem o objetivo de avaliar as alterações na resistência à compressão do concreto quando utilizado após o prazo limite para mistura e transporte especificado pela norma NBR7212.
Agradecemos a contribuição de autores e revisores, responsáveis pelos bons resultados alcançados pela Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol6 - Num 1
2013
Veja a edição completa

Editorial

Estamos iniciando o sexto volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 6 Número 1 – Fevereiro de 2013). Nesta edição oito artigos abordando temas interessantes de materiais e estruturas de concreto estão sendo publicados. O primeiro trabalho apresenta uma análise experimental do comportamento de vigas de concreto armado reforçadas ao cisalhamento com compósitos de fibra de carbono. Os resultados foram utilizados para avaliar o Modelo da Fissura Deslizante, apresentando boa concordância. O artigo seguinte apresenta uma sugestão para automatizar procedimentos para o projeto de peças fletidas de concreto com protensão aderente e não aderente, de acordo com as especificações das normas brasileira (NBR 6118:2007) e francesa (Règles BPEL 91). O terceiro artigo descreve estudos preliminares, projeto e construção de uma plataforma de testes dinâmicos. Um estudo do coeficiente gama z usado para avaliar efeitos globais de segunda ordem em estruturas de concreto armado é apresentado no quarto artigo. A análise numérica de estruturas de concreto armado, considerando dano, fratura e critérios de falha, é discutida no quinto artigo. Outro artigo tem por objetivo criar um plano de monitoramento de curto prazo para verificar o comportamento estrutural de uma ponte rodoviária de concreto em curva, com base em um estudo de caso. O sétimo artigo aplica a técnica da otimização topológica para identificar o fluxo de tensões em estruturas, definindo a configuração dos membros de escoras e tirantes, quantificando seus valores para dimensionamento de estruturas. No último artigo uma análise numérica de blocos sobre três estacas é desenvolvida para estudar a influência da resistência à compressão característica do concreto em sua capacidade de carga.
Gostaríamos de agradecer os esforços de toda a comunidade IBRACON, que contribuíram para os resultados alcançados por nossa Revista.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol5 - Num 6
2012
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o número de dezembro de 2012 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 5 Número 6). O primeiro artigo aborda a análise do desempenho mecânico de vigas-parede de concreto, com um modelo ortotrópico não linear, usando o método dos elementos finitos. O artigo seguinte descreve a aplicação do ensaio “Pull Off” para avaliar a resistência à compressão do concreto como uma alternativa aos ensaios normalizados no Brasil. A resistência ao cisalhamento de vigas de concreto armado com seção circular é abordada no terceiro artigo. O quarto artigo aborda o comportamento do concreto quando o tempo de lançamento excede os limites especificados pela norma brasileira NBR 7212. Um estudo comparativo dos códigos para o projeto sísmico de estruturas é apresentado no artigo quinto, onde uma estrutura simples é analisada considerando os critérios de diversas normas. Outro artigo discute o projeto de armaduras de compressão em chapas de concreto armado. E o número se encerra com um estudo experimental sobre o comportamento de ligações viga-pilar em estruturas de concreto pré-moldado. Durante os últimos cinco anos RIEM experimentou passos importantes para o reconhecimento como uma revista internacional relevante na área de materiais e estruturas de concreto. A RIEM teve seu início em 2008, publicando 20 artigos por ano e gradualmente aumentando esse número para cumprir o mínimo de 40 exigido pelo SciELO (Scientific Electronic Library Online). Este mínimo foi atingido a partir de junho de 2011, quando começou a publicar bimestralmente. Tendo em vista o número de artigos em processo de avaliação, espera-se que esse mínimo que seja mantido nos números futuros. Gostaríamos de agradecer os esforços de toda a comunidade IBRACON: autores, avaliadores, leitores e editores pela aceitação da RIEM como membro da SciELO.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho

 
Vol5 - Num 5
2012
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o número de outubro de 2012 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 5, número 5). Sete artigos sobre temas relevantes de materiais e estruturas de concretos estão sendo publicados. O número começa com uma análise comparativa sobre ensaios para determinação do módulo de elasticidade estático em corpos-de-prova cilíndricos de concreto simples. O segundo artigo discute modelos combinados de força cortante e torção, visando à avaliação do reforço transversal necessário, de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 6118:2007. O artigo seguinte apresenta o desenvolvimento de um método inovador de Reforço à flexão de vigas de concreto armado com tecido de polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC) aderida a substrato de transição constituído por compósito cimentício de alto desempenho, para melhor controle de fissuração do concreto e para evitar o descolamento prematuro do reforço. O quarto artigo baseia-se na avaliação da segurança estrutural à fadiga de uma ponte de concreto armado na Estrada de Ferro Carajás. Aspectos relevantes relacionados com a resistência à punção de lajes de concreto armado sem armadura de cisalhamento são discutidos no quinto artigo, com resultados experimentais organizados em um banco de dados de 74 lajes com resultados de acordo com recomendações do ACI 318, EUROCODE 2 e NBR 6118 e também através da Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento, incorporada no novo Código Modelo Fib. O sexto artigo apresenta a análise de propriedades mecânicas e de durabilidade do concreto com agregados reciclados de construção e demolição. O número fecha com um artigo apresentando resultados de pesquisa sobre efeito da geometria de de bloco cerâmico sob compressão na alvenaria estrutural. Parabenizamos os autores pela qualidade de suas contribuições e agradecer o apoio voluntário previsto pelos avaliadores. Temos a satisfação de comunicar que a Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está agora na coleção Scientific Electronic Library Online - SciELO (http://www.scielo.br/riem).

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho
Editores

 
Vol5 - Num 4
2012
Veja a edição completa

Editorial

O quarto número do quinto volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está sendo publicado. Este número contém sete artigos que abordam tópicos interessantes relacionados a materiais e estruturas de concreto. No número anterior foi publicada a primeira parte de um trabalho sobre reforço de vigas de concreto armado com tiras protendidas de fibras de carbono envolvidas em matriz epoxídica (PRFC), analisados com relação a carregamentos estáticos. Este número se inicia com a segunda parte desse trabalho, abordando o comportamento sob carregamento cíclico. O segundo artigo se refere à aplicação de algoritmos de confiabilidade para a avaliação de durabilidade do concreto armado. Outro artigo apresenta um estudo sobre o efeito da adição de lama vermelha sobre os parâmetros de corrosão de concreto armado por métodos eletroquímicos. O comportamento de liga- ções aparafusadas em pilares misto de tubos de aço preenchidos com concreto é o tema do quarto artigo. O quinto apresenta um estudo comparativo com métodos de dosagem diferentes em relação a requisitos como auto-compactabilidade, resistência e durabilidade. O sexto artigo apresenta resultados experimentais para pilares mistos curtos de aço e concreto submetidos a temperaturas elevadas, comparando-os com distribuições de temperatura obtidas em simulações numéricas. O número se encerra com um artigo sobre métodos aproximados para o projeto de pilares esbeltos retangulares de concreto armado submetidos a cargas excêntricas. Gostaríamos de parabenizar os autores pela qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição e agradecer aos revisores pelo apoio na avaliação dos manuscritos.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho
Editores

 
Vol5 - Num 3
2012
Veja a edição completa

Editorial

O terceiro número do quinto volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está sendo publicado. Tópicos importantes relacionados a estruturas e materiais de concreto são abordados em sete artigos, que foram revisados por especialistas selecionados dentre os associados do IBRACON e membros do Corpo Editorial. O primeiro artigo apresenta resultados de ensaios de nanoindentação para predição das propriedades elásticas de compósitos cimentícios de alta resistência. O desenvolvimento de modelos de previsão de comportamento baseados em regressão múltipla e gráficos de controle para o controle de segurança de barragens de concreto é o tópico do segundo artigo. Outro artigo descreve um programa de análise experimental de pilares de concreto armado com concreto auto-adensável e conectores. O quarto artigo enfoca a redução da rigidez de elementos estruturais de concreto pré-moldado de edifícios de múltiplos pavimentos para a análise da estabilidade global. O artigo seguinte busca analisar a eficiência da técnica de protensão de compósitos laminados formados com fibras de carbono envolvidas em matriz epoxídica. O sexto artigo aplica metodologia baseada no ensaio de penetração de pino para investigar a resistência à compressão da camada de concreto do túnel de tomada d’água de uma pequena central hidrelétrica. O último artigo aborda efeitos da corrosão e da variação do módulo de elasticidade do concreto em pontes de concreto armado. Parabenizamos os autores pela qualidade dos artigos neste número, contribuindo para a consolida- ção de nossa Revista.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho
Editores

Veja a edição completa
Vol5 - Num 2
2012
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o segundo número do quinto volume da Revista IBRACIN de Estruturas e Materiais (Volume 5, Número 2, April 2012). Neste número sete artigos cobrem tópicos relevantes sobre materiais e estruturas de concreto. Difusão de cloretos no concreto contendo lama vermelha é o tema do primeiro artigo. Outro artigo aborda a aplicação de lama de minério de ferro em forma de pó na presença de cimento Portland. O reaproveitamento de resíduos de construção na produção de materiais de concreto é discutido no terceiro artigo. O seguinte discute um modelo e recomendações de projeto da ligação pilar-fundação por meio de cálice com interfaces rugosas. O quinto artigo propõe diretrizes para o desenvolvimento de especificações por desempenho para concretos no Brasil. O sexto apresenta uma avaliação da substituição parcial de clínquer por cinza de bagaço de cana: redução de emissão de CO2 e potencial de créditos de carbono. O número se completa com um artigo comparando resultados de análise numérica tridimensional de blocos sobre duas estacas com observações experimentais. Estes artigos apresentam resultados originais e foram cuidadosamente revisados por especialistas de nossa comunidade. Parabenizamos autores e avaliadores pela alta qualidade deste número.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho
Editores

 
Vol5 - Num 1
2012
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o primeiro número do quinto volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 5, Número 1, Fevereiro de 2012). Em sete artigos tópicos relevantes sobre estruturas e materiais de concreto são discutidos. Os dois primeiros abordam tubos de concreto reforçado com fibras de aço: a parte 1 aborda a análise tecnológica do comportamento mecânico e a parte 2 um modelo numérico para simular o ensaio de compressão diametral. Modelos simplificados de dano para análise de estruturas em concreto armado são apresentados no terceiro artigo. O quarto apresenta um estudo da rugosidade superficial em almofadas de apoio feitas de argamassa para ligações de concreto pré-moldado. A influência de baixas temperaturas na evolução das resistências do concreto é discutida no quinto artigo. O sexto aborda a confiabilidade de edifícios no estado limite de serviço para deslocamentos horizontais máximos. O número fecha com uma discussão sobre um limite variável para o parâmetro de instabilidade de estruturas de contraventamento formadas por associações de pórticos com paredes ou núcleos. Gostaríamos de destacar o interesse e a dedicação de autores e avaliadores, responsáveis pela consolidação de nossa revista. Graças a eles estamos agora abrindo o quinto volume sem interrupções ou atrasos.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho
Editores

 
Vol4 - Num 5
2011
Veja a edição completa

Editorial

A Revista IBRACON de Estruturas e Materiais está publicando o último número deste ano (Volume 4, Número 5, Dezembro de 2011). Com estes oito artigos, nossa meta de publicar 40 itens em 2011 foi alcançada. Todos os artigos neste número abordam tópicos relevantes de estruturas e materiais de concreto. O primeiro aborda a possibilidade de intercalação de compostos orgânicos na nanoestrutura do silicato de cálcio hidratado, com vistas à síntese de nanocompósitos com propriedades atípicas. O segundo discute o comportamento estrutural de vigas de concreto armado sujeitas a carregamento cíclico através de análise numérica. O objetivo principal é quantificar o aumento em deflexões de vigas sujeitas a carregamentos repetidos. O terceiro artigo compara diferentes modelos para prover a resistência à compressão de alvenaria armada. O quarto apresenta um estudo sobre o uso de resíduos sólidos como agregados alternativos para concretos. O quinto relata uma investigação experimental sobre o uso de emissões acústicas para avaliar o módulo de elasticidade do concreto. O desenvolvimento de redes neurais artificiais para interpretar a velocidade de propagação do pulso ultra-sônico no concreto é descrito no sétimo artigo. E, finalmente, o último apresenta uma contribuição à obtenção do módulo de elasticidade do concreto usando modelagem micromecânica. Com isto, encerra-se o quarto volume da RIEM. Em quatro anos um total de 105 artigos e uma nota técnica foram publicados em 17 números. Com o número de submissões crescendo continuamente, a partir de junho de 2011 a periodicidade vem sendo alterada. Assim sendo, os números antes publicados trimestralmente passaram a sê-lo bimestralmente, indicando assim um crescimento considerável na importância de nossa Revista na comunidade do concreto. A dedicação de nossos avaliadores deve ser destacada, uma vez que eles doam seu tempo à tarefa avoluntária de manter o nível elevado de nossa Revista. Neste número, o último do Volume 4, nós listamos todos os avaliadores que colaboraram com a Revista durante o ano de 2011.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho
Editores

 
 
Vol4 - Num 4
2011
Veja a edição completa

Editorial

Um novo número da RIEM, Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 4, Número 4, Outubro de 2011) está sendo publicado, com oito artigos e uma nota técnica, abordando temas relevantes sobre aplicações de concreto em Engenharia. O primeiro artigo apresenta um modelo de elementos finitos para a simulação de estruturas de concreto armado sob carregamentos monotônicos. Técnicas de nanoindentação são exploradas no segundo artigo para analisar módulo de elasticidade e dureza da pasta de cimento. O terceiro artigo propõe um novo método de ensaio acelerado de prismas de concreto para avaliar a reatividade potencial de agregados em laboratório. Um ensaio de aderência tipo pull-out para controle da qualidade do concreto em obra é descrito no quarto artigo. O comportamento em primeiras idades de concreto estrutural feito com cimento de alta resistência inicial e exposto a um ambiente com vibrações é apresentado no quinto artigo. O sexto artigo relata pesquisa experimental conduzida com 8 lajes lisas nervuradas sob carga centrada visando ao comportamento das nervuras ao cisalhamento.
Um estudo experimental para avaliar a influência do uso de areia de fundição residual nas propriedades do concreto é descrita no sétimo artigo. O oitavo artigo apresenta um estudo da (não-) conformidade dos concretos estruturais produzidos no Brasil e seus efeitos na confiabilidade de pilares curtos.
Durante estes quase quatro anos da RIEM, apenas a seção artigos tem estado ativa. Nós gostaríamos de agradecer a autores e revisores por seu envolvimento na manutenção do alto nível da RIEM. Seus esforços são uma contribuição fundamental para nossa meta de incluir nossa Revista na coleção SciELO e outras bases científicas relevantes.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho - Editores

 
 
Vol4 - Num 3
2011
Veja a edição completa

Editorial

Temos a satisfação de publicar o terceiro número de 2011 da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Volume 4, Número 3, de agosto de 2011), com oito artigos discutindo temas relevantes relacionados a estruturas e materiais de concreto. O primeiro artigo desta edição aborda a resistência a compressão de blocos prismáticos de concreto, usando um pacote de elementos finitos em uma análise não-linear para comparar resultados numéricos a observações experimentais. O segundo artigo apresenta uma avaliação de desempenho de propriedades mecânicas de concretos auto-adensáveis preparados com diferentes tipos de cimentos e submetidos a cura a vapor. Variáveis ambientais na modelagem do grau de saturação do concreto são discutidas no terceiro artigo. O quarto artigo aborda efeitos de variações de temperatura na transferência de cargas em juntas de pavimentos de concreto. O quinto artigo enfoca a determinação de parâmetros reológicos de argamassas e concreto através de técnicas alternativas. Uma ferramenta didática para o dimensionamento e detalhamento de pilares de concreto armado é descrita no sexto artigo. Estabilidade em edifícios de concreto armado com lajes sem vigas é discutida no sétimo artigo, com foco na influência de pórticos formados por faixas de lajes e vigas invertidas nas bordas. O último artigo apresenta avaliação da eficiência da inércia equivalente de Branson para considerar a não-linearidade física das vigas de forma simplificada. Agradecemos aos autores e revisores por sua importante contribuição a esta edição. Graças a seu esforço estamos mantendo periodicidade e pontualidade, importante para a indexação de nossa revista.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho - Editores

 
Vol4 - Num 2
2011
Veja a edição completa

Editorial

Temos grande satisfação em publicar o segundo número de 2011 (Volume 4 Numero 2) da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (RIEM). Oito artigos estão sendo publicados abordando temas relevantes e atuais na área de estruturas e materiais de concreto. O primeiro artigo está relacionado com o projeto ótimo de estruturas de concreto usando uma abordagem completamente probabilística. Em sua contribuição os autores comparam a abordagem completamente probabilística aplicada de acordo com o Eurocode 2 e o método fatores de confiabilidade parciais do mesmo código, mostrando que o primeiro pode satisfazer os requisitos de projeto mesmo quando o segundo não o faz. O segundo artigo apresenta um modelo multifásico para a consideração de fissuração do concreto com base em uma abordagem de fissuração distribuída, enfatizando suas vantagens em termos de redução de custo computacional. No terceiro artigo, processamento de imagens digitais foi utilizado para determinar relação de aspecto, esfericidade, indicador de lamelaridade e coeficiente de forma, e como tais parâmetros afetam o desempenho de argamassa e concreto. No quarto artigo os autores usam programação MATLAB® para a aná- lise de tensões em barragens de gravidade de concreto considerando sismos e sedimentos. O quinto artigo apresenta uma comparação entre materiais finos pozolânicos e não-pozolânicos tais como cinzas volantes e areia fina no concreto auto-adensável (CAA). Os resultados apresentados indicaram que o custo final do CAA com cinza volante era inferior àquele do CAA com areia fina para níveis similares de resistência. O objetivo do sexto artigo é desenvolver análise térmicas e estruturais de vigas de concreto armado e propor alternativas às recomendações do Eurocode, com vistas à revisão da norma brasileira ABNT NBR 15200. No sétimo artigo, os autores comparam resultados experimentais e teóricos de uma nova formulação de bielas e tirantes para o projeto da base de pilares pré-moldados embutidos em cálice de fundação com interfaces lisas. O último artigo desta edição apresenta uma análise probabilística dos dados de resistência do concreto reforçado com fibras utilizado na construção do Dique Seco do Estaleiro Rio Grande. Um modelo de correlação entre as resistências a tração e a compressão do concreto é também proposto pelos autores. Esta edição é resultado do esforço de autores e revisores de diversas instituições nacionais e internacionais. Parabenizamos e agradecemos a todos por sua participação na publicação deste número da RIEM.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho - Editores

 
Vol4 - Num 1
2011
Veja a edição completa

Editorial

É com grande satisfação que anunciamos a publicação do primeiro número de um novo volume (Volume 4 Número 1) da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Professor Paulo Helene, que tem colaborado como Editor desde o primeiro volume da RIEM, está sendo substituído pelo Professor Romildo Dias Toledo Filho na equipe de Editores. Agradecemos ao Prof. Paulo Helene, que continuará colaborando como membro do Corpo Editorial. Agradecemos também ao Prof. Romildo por aceitar nosso convite para fazer parte da equipe de Editores. Neste número são apresentados sete artigos abordando temas interessantes e atuais. O primeiro artigo está relacionado ao uso de PRFC (polímeros reforçados com fibras de carbono) com reforço externo em vigas. No estudo, o comportamento do reforço de vigotas de concreto comum é analisado e comparado com o do reforço de vigotas moldadas com um compósito cimentício à base de argamassa e fibras curtas de aço. O segundo artigo apresenta uma proposta de avaliação de conforto térmico de uma tipologia habitacional térrea, considerando o uso de painéis monolíticos de concreto moldados in loco, variando espessura do painel e densidade do concreto. O terceiro artigo ralata uma pesquisa sobre o comportamento em flexão de vigas de concreto autoadensável reforçado com fibras de aço. O quarto artigo aborda as consequências do surgimento de erosões no interior das estruturas de concreto das galerias de águas pluviais urbanas, com base em inspeções feita em mais de 180 km na rede de drenagem da cidade de Belo Horizonte (Brasil). O quinto artigo apresenta o desenvolvimento de um modelo mecânico para análise de vigas em concreto armado com base no método dos elementos finitos, considerando a não-linearidade física dos materiais em conjunto com mecanismos específicos de resistência ao cisalhamento do concreto armado. O sexto artigo discute aspectos relacionados a projeto, produção e execução de edificações com lajes pré-moldadas treliçada em estruturas de concreto armado. Motivado pela observação de danos provocados por sismos em edifícios de concreto armado, o sétimo artigo apresenta uma análise comparativa com atenção especial à influência de mecanismos de aderência sobre a resposta cíclica em elementos estruturais armados com barras lisas (fracas condições de aderência) e barras nervuradas (boas condições de aderência). Nossa revista, criada em 2008 como resultado de uma bem sucedida combinação da Revista IBRACON de Estruturas com a Revista IBRACON de Materiais, completou três anos de publicação ininterrupta. Inicialmente eram publicados vinte artigos por ano. Esse número vem sendo aumentado e esperamos em breve alcançar quarenta artigos por ano. Sabemos que essa meta somente será cumprida com o interesse da comunidade em submeter artigos de boa qualidade e com a colaboração de nossos revisores. Agradecemos a todos pelos esforços em tornar a RIEM uma publicação relevante na área de materiais e estruturas de concreto no cenário nacional e internacional.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Romildo Dias Toledo Filho - Editores

 
Vol3 - Num 4
2010
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o quarto e último número do terceiro volume da RIEM, completando o terceiro ano de publicação desta revista que resultou da fusão das antigas Revista IBRACON de Estruturas e Revista IBRACON de Materiais. Nesse período tivemos um desenvolvimento significativo da RIEM cujos artigos podem ser acessados através do sítio do ACI. Alcançamos neste ano a classificação B2 no sistema QUALIS/CAPES, o que confere aos artigos publicados uma classificação significativamente favorável aos Programas de Pós-Graduação. Neste número, dois artigos tratam de aplicação do concreto a pisos em diferentes condições de uso: um abordando questões relativas influência dos procedimentos de cura e da porosidade na resistência à flexão de concretos para pavimentação e o outro abordando a adição de resíduo de beneficiamento de rochas ornamentais em ladrilho hidráulico piso tátil tendo em vista a faixa de piso de alerta para deficientes visuais. Dois artigos avaliam o comportamento do concreto quando submetido a elevadas temperaturas que ocorrem durante um incêndio. Outro artigo apresenta um panorama das especificações internacionais e discute a implementação de especificações por desempenho na indústria do concreto. Vigas mistas aço-concreto são objeto de modelagem numérica descrita no quinto artigo deste número, enfatizando o comportamento estrutural na interface aço-concreto. O último artigo trata da utilização do método ultra-sônico para avaliar o comportamento de concreto de alto desempenho. Neste número relacionamos os colegas que atuaram como revisores durante o ano de 2010, em uma tarefa árdua, não remunerada, porém de elevada importância para o desenvolvimento de nossa revista. A esses colegas o nosso agradecimento.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Paulo Helene, Editores

 
Vol3 - Num 3
2010
Veja a edição completa

Editorial

A área de estruturas e obras em concreto simples, armado e protendido, no Brasil, tem se desenvolvido a passos largos nestes últimos anos, com um grande desenvolvimento técnico e fortes investimentos na melhoria e ampliação da infra-estrutura do país.
Ao mesmo tempo é reconfortante observar que o ensino de pós-graduação e os Centros de Pesquisa a eles associados têm também recebido verbas e apoios generosos do setor público e, em muitos casos, estabelecido forte colaboração com o setor privado. Hoje no país há 131 grupos de pesquisa cadastrados com atividades relacionadas ao concreto, 22% dos quais considerados de excelência, que precisam produzir e publicar no país e no exterior.

Os temas em estudo são os mais variados, iniciando-se em Ciência dos Materiais, conduzidos por pesquisadores de Engenharia de Materiais, Química e Civil, passando pela Engenharia de Estruturas e alcançando a visão sistêmica com pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo. A Revista IBRACON de divulgação científica, classificada no sistema CAPES QUALIS como B2, foi criada e mantida com foco nesses pesquisadores. Está aberta a todas essas visões e contribuições que estejam alinhadas no sentido de melhoria de qualidade de vida, economia de recursos e energia, segurança, robustez e sustentabilidade da construção civil, em concreto e materiais afins.
Neste número são publicados sete artigos de grande interesse: dois deles relatam estudos importantes sobre a interação da estrutura com sistemas complementares, um deles analisa a questão da influência dos recalques de fundação e outro as conseqüências da vinculação da extremidade de vigas mista aço/concreto com as alvenarias em situação de incêndio. No campo da reabilitação de estruturas são publicadas duas importantes contribuições: uma sobre reforços de pilares com aumento de seção utilizando concreto auto-adensável e outra visando comparar as resistências de argamassas de reparo obtidas em laboratório com a resistência efetiva em obra. No campo de materiais apresenta-se interessante e atual artigo abordando a influência do nitrato de lítio nas reações álcali-sílica. Finalmente sobre o comportamento de estruturas em uso, são apresentados dois artigos, um enfocando a monitoração de uma ponte ferroviária de 600m de extensão e outro sobre a sismicidade da região Nordeste do Brasil, recentemente afetada por tremores de terra. O IBRACON acredita que com mais este número está atendendo a um dos mais importantes objetivos deste veículo que é o de proporcionar aos pesquisadores um meio qualificado de divulgação de pesquisa e desenvolvimento sobre estruturas e materiais de construção civil, valorizando a engenharia brasileira e promovendo o intercâmbio de conhecimento com o exterior.

Américo Campos Filho (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil), José Luiz Antunes de O. e Sousa (UNICAMP, Campinas, SP, Brasil), Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil) e Paulo Helene (São Paulo, SP, Brasil) , Editores

 
Vol3 - Num 2
2010
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o segundo número do terceiro volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 3 Num. 2). Neste número uma investigação sobre a ductilidade de vigas de concreto armado é relatada no primeiro artigo. Não linearidade material de estruturas de concreto é o tema do segundo artigo, no qual procedimentos de projeto baseados em modelos de dissipação concentrada são comparados
com procedimentos simplificados prescritos pela norma brasileira NBR 6118. Em um terceiro artigo, técnicas de monitoração são utilizadas para comparar hipótese de cálculo com o comportamento real de colunas de concreto armado em edifícios altos. O quarto artigo apresenta propriedades mecânicas de concretos leves, comparando-as com suas correspondentes para concreto normais. Uma ferramenta
didática para o estudo de flexão oblíqua para seções transversais quaisquer de concreto armado
é descrita no quinto artigo. O artigo seguinte apresenta uma proposta de classificação da agressividade ambiental para a cidade de Salvador, BA. O número se completa com um artigo enfocando o comportamento aerodinâmico de pontes estaiadas sob ação simultânea de chuva e vento.

Os artigos foram cuidadosamente revisados pelo Comitê Editorial e por revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. A esses avaliadores, sem os quais não seria possível manter e melhorar continuamente a qualidade e regularidade de nossa revista, apresentamos nossos profundos agradecimentos. Gostaríamos também de agradecer a todos os autores que têm submetido contribuições
para nossa Revista. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a toda a comunidade do concreto no Brasil e exterior para que continuem participando ativamente da nossa Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, como leitores assíduos, ou como autores.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol3 - Num 1
2010
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o primeiro número do terceiro volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 3 Num. 1). Este número se inicia com um estudo experimental visando à modelagem da retração por secagem de concretos produzidos com agregados reciclados. O segundo artigo traz a segunda parte de “Modelos para projeto de reforço à flexão com Polímeros Reforçados com Fibras de Carbono
(PRFC)”, abordando modelos de cisalhamento. O terceiro artigo descreve a caracterização de cinzas do bagaço de cana-de-açúcar produzidas a partir de queima controlada e moagem ultrafina. A modelagem computacional de vigas de concreto armado reforçado com fibras de aço submetidas a cisalhamento, é tema do quarto artigo. Aspectos relativos à avaliação da segurança de edifícios durante a recuperação estrutural de pilares são discutidos no quinto artigo deste número.

Os artigos foram cuidadosamente revisados pelo Comitê Editorial e por revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. A esses avaliadores, sem os quais não seria possível manter e melhorar continuamente a qualidade e regularidade de nossa revista, apresentamos nossos profundos agradecimentos. Gostaríamos também de agradecer a todos os autores que têm submetido contribuições
para nossa Revista. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a toda a comunidade do concreto no Brasil e exterior para que continuem participando ativamente da nossa Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, como leitores assíduos, ou como autores.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol2 - Num 4
2009
Veja a edição completa

Editorial

Estamos disponibilizando o quarto número, completando o segundo volume da nossa Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 2 Num. 4). O primeiro artigo deste número aborda o comportamento de concreto de alto desempenho no estado fresco usando um reômetro. Tendo por base estudo-teórico experimental a influência das dimensões da seção transversal e da excentricidade da força de compressão de uma coluna no comportamento de blocos de estacas é discutido em um segundo artigo, com base em ensaios em blocos sobre duas estacas, analisados usando o modelo de escoras e tirantes.

Modelos para projeto de reforço à flexão com Polímeros Reforçados com Fibras de Carbono (PRFC) são avaliados em um terceiro artigo. Experimentos realizados pelos autores são analisados com base em recomendações do ACI e da fib, além de outros modelos disponíveis na literatura. O quarto artigo apresenta resultados de experimentos em conexões de vigas de concreto, nas quais as influências da resistência à compressão do concreto e da armadura transversal da junta nas rotações foram investigadas. O último artigo analisa a adequação de um método de cálculo largamente empregado na modelagem de lajes nervuradas para representar seu comportamento.

Como sempre, os artigos foram cuidadosamente revisados pelo Comitê Editorial e por revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. Neste número temos o prazer de relacionar os especialistas que atuaram como avaliadores ao longo de 2009. A esses avaliadores, sem os quais não seria possível manter e melhorar continuamente a qualidade e regularidade de nossa revista, apresentamos nossos profundos agradecimentos. Gostaríamos também de agradecer a todos os autores que submeteram trabalhos para este segundo volume. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a todo a comunidade do concreto no Brasil e no estrangeiro para que continuem participando ativamente da nossa Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol2 - Num 3
2009
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o terceiro número do segundo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 2 Num. 3). Neste número é discutido o efeito da temperatura moderada sobre o comportamento mecânico do concreto leve reciclado, contendo resíduos da indústria calçadista (EVA) e resíduos gerados nas etapas de construção e demolição (RCD). O segundo artigo trata de vigas de concreto armado
reforçadas com laminados de PRF e a solução analítica para previsão de seu comportamento. O terceiro artigo enfoca traços de concreto com substituição de cimento por altos teores de escória e cinza volante, visando beneficiar a sustentabilidade. O quarto artigo trata do desenvolvimento de compósitos cimentícios híbridos de alto desempenho. O quinto artigo aborda o uso de técnicas de monitoração para
investigar o comportamento dependente do tempo em espécimes de concretos comerciais.

Os artigos foram examinados pelo Comitê Editorial e revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. Agradecemos aos revisores que nos apoiaram, sem o quais não seria possível a publicação de nossa revista. Parabenizamos os autores dos trabalhos apresentados neste número, destacando o esforço que vem sendo realizado para a manutenção da alta qualidade de nossa revista. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a todos para que participem da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, ou como leitor assíduo ou como autor.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol2 - Num 2
2009
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o segundo número do segundo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 2 Num. 2). Neste número o uso de ensaios não destrutivos para a avaliação de propriedades do concreto é abordado, e curvas de correlação são propostas com base em corpos-de-prova moldados em diversas obras e laboratórios no Rio de Janeiro. O segundo artigo discute critérios prescritos pela
ABNT NBR 8800:2008 para o projeto de lajes mistas com relação à resistência última, com base em resultados de ensaios em laboratório. A influência das fibras de aço e das adições minerais na fissuração de tirantes de concreto armado é discutida em um terceiro artigo. A simulação via elementos finitos de vigas de concreto armado é enfocada no quarto artigo, comparando implementações do Modelo
Multidirecional de Fissuração Distribuída e do Disturbed Stress Field Model. O último artigo discute a otimização da granulometria da matéria prima para a produção de cimento com economia de energia.
Os artigos foram examinados pelo Comitê Editorial e revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. Agradecemos aos revisores que nos apoiaram, sem o quais não seria possível a publicação de nossa revista. Parabenizamos os autores dos trabalhos apresentados neste número, destacando o esforço que vem sendo realizado para a manutenção da alta qualidade de nossa revista. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a todos para que participem da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, ou como leitor assíduo ou como autor.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol2 - Num 1
2009
Veja a edição completa

Editorial

Estamos publicando o primeiro número do segundo volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 2 Num. 1). Um estudo preliminar visando estabelecer armadura transversal mínima em lajes-cogumelo de concreto é apresentado no primeiro artigo. Propriedades do concreto endurecido em elementos produzidos com concreto auto-adensável e concreto convencional durante ensaios em
escala real são comparadas no segundo artigo. O terceiro artigo traz um modelo numérico, baseado em elementos finitos, para simular o comportamento de peças de concreto nas primeiras idades e avaliar o potencial risco de fissuração. A monitoração da abertura de fissura e a posição da linha neutra em vigas de concreto reforçado com fibras de aço é abordada no quarto artigo. O quinto artigo apresenta
um estudo correlacionando as propriedades mecânicas de blocos vazados e as do concreto empregado em sua fabricação.
Os artigos foram examinados pelo Comitê Editorial e revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. Agradecemos aos revisores que nos apoiaram, sem o quais não seria possível a publicação de nossa revista. Parabenizamos os autores dos trabalhos apresentados neste número, destacando o esforço que vem sendo realizado para a manutenção da alta qualidade de nossa revista. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a todos para que participem da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, ou como leitor assíduo ou como autor.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

Vol1 - Num 4
2008
Veja a edição completa

Editorial

Estamos disponibilizando o quarto número da nossa Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 1 Num. 4), com o qual completamos nosso primeiro volume. Formulações apresentadas pela norma de projeto de estruturas de concreto NBR 6118:2003 para a estimativa da abertura de fissuras em tubos de concreto armado são discutidas em um primeiro artigo.A capacidade portante de estruturas protendidas é abordada no segundo artigo. A base teórica de um método tabular de dimensionamento de pilares em situação de incêndio, que consta da norma para projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio (NBR 15200:2004), é discutida em um terceiro artigo, visando contribuir para uma futura revisão dessa norma. O quarto artigo trata da utilização de filmes termo-ativados como adesivos de nova geração para colagem de polímeros reforçados com fibras ao concreto. E o último artigo aborda o desempenho das obras-de-arte especiais sob jurisdição do DER-SP através do índice de confiabilidade β e obtém equações para a limitação do peso de caminhões de modo a não comprometer sua integridade estrutural.
Os artigos foram examinados pelo Comitê Editorial e revisores nacionais e estrangeiros do mais alto níveltécnico. Neste número relacionamos os membros que atuaram como revisores para o presente volume e para os trabalhos que estão em processo de avaliação para as próximas edições. A esses revisores, sem os quais não seria possível a publicação de nossa revista, apresentamos nossos agradecimentos. Parabenizamos os autores dos trabalhos apresentados neste primeiro volume. Aproveitamos a oportunidade
para renovar nosso convite a todos para que participem da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, ou como leitor assíduo ou como autor.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol1 - Num3
2008
Veja a edição completa

Editorial

Estamos disponibilizando o terceiro número da nossa Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (Vol. 1 Num. 3). Este número traz um artigo que discute a segurança de pilares mistos de seção circular, dimensionados segundo o texto proposto para a atualização da norma NBR 8800. O estudo da confiabilidade destes pilares leva os autores a sugerirem modificações na referida norma. Um segundo artigo
avalia “in loco” as perdas de protensão em cordoalhas engraxadas de lajes planas de um edifício de dezesseis pavimentos localizado na cidade de Belo Horizonte. A influência da distância entre as barras comprimidas, no comportamento de emendas por traspasse em pilares de concreto armado, é abordada no terceiro artigo. Uma análise experimental sobre o desempenho de vigas de concreto, armadas
com barras de polímeros reforçados com fibra de vidro, é o tema do quarto artigo. O último artigo mostra um estudo que determina os ângulos ótimos para a inclinação de escoras e de tirantes, nos modelos de treliça recomendados pela NBR 6118:2003, que levam ao consumo mínimo de armadura em vigas de concreto armado.ções à Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.

Os artigos foram examinados pelo Comitê Editorial e revisores nacionais e estrangeiros do mais alto nível técnico. Agradecemos a todos os nossos membros revisores e parabenizamos os autores dos trabalhos apresentados nesta edição. Aproveitamos a oportunidade para renovar nosso convite a todos para que participem da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, ou como leitor assíduo ou como autor.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol1 - Num2
2008
Veja a edição completa

Editorial

É com grande satisfação que apresentamos o segundo número do primeiro volume da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Este número traz dois artigos sobre o aproveitamento de resíduos: o primeiro discute a influência do tratamento superficial de resíduos de borracha de pneus em argamassas e o outro, o efeito do tipo de agregado reciclado de resíduo de construção sobre o módulo de deformação do concreto. Um outro artigo aplica o modelo de escoras e tirantes para o estudo da deformabilidade das diagonais comprimidas de blocos sobre duas estacas. Um quarto artigo aborda a compressão em pequenas paredes de blocos de concreto, reforçadas com camadas de argamassa de cimento. E, finalmente, tem-se um artigo analisando a distribuição de momentos fletores em vigas de edifícios de concreto armado. São todos temas relevantes e atuais e que, certamente, despertarão o interesse de todos.
Os artigos, como de costume, foram examinados pelo Conselho Editorial e por revisores selecionados dentre os associados do IBRACON com reconhecida competência nas áreas específicas. Agradecemos o empenho e a dedicação de todos que vêm colaborando para a consolidação de nossa revista como um veículo de reconhecida qualidade. Aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso convite a todos os membros do IBRACON e demais leitores para que submetam suas contribuições à Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de O. e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores

 
Vol1 - Num1
2008
Veja a edição completa

Editorial

É com grande satisfação que disponibilizamos o primeiro fascículo da nova Revista IBRACON de Estruturas e Materiais (RIEM), resultado da fusão entre a Revista IBRACON de Estruturas (RIEst) e a Revista IBRACON de Materiais (RIMat). Esta nova revista deverá abordar os diferentes aspectos do material concreto e de sua aplicação estrutural. Planejamos um mínimo de 4 e um máximo de 6 fascículos anuais, cada um com 5 a 8 artigos, notas técnicas e discussões, cuidadosamente revistos por um Comitê Editorial e por revisores selecionados dentre os associados com reconhecida competência nos temas abordados. O processo de revisão poderá ser conduzido em português, espanhol ou inglês, porém será publicada obrigatoriamente uma versão em inglês, idioma oficial da Revista, de forma a facilitar a difusão da tecnologia nacional e sua interação com nossos parceiros internacionais. A publicação em português ou espanhol será opcional, a critério dos autores. Os artigos já submetidos às antecessoras RIEst e RIMat seguem sendo automaticamente considerados para esta nova revista. O acesso via Internet a esta nova revista contará com sistema de gerenciamento de periódicos de domínio público desenvolvido pelo PKP- Public Knowledge Project (http://pkp.sfu.ca/ojs/) e poderá ser acessada via link disponível na página oficial do IBRACON (http://www.ibracon.org.br).

Agradecemos e parabenizamos os autores dos trabalhos selecionados para esta primeira edição. Esperamos que o seu trabalho pioneiro seja lembrado no futuro como um marco importante para a engenharia do Brasil. Gostaríamos de agradecer também à Diretoria do IBRACON, pela confiança e pelo estímulo para realização desta missão.

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para que participem da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, ou como leitor assíduo ou como autor de artigos técnicos. Esta é um conquista de todos e, por isso, parabenizamos toda a comunidade ligada ao concreto por mais essa importante manifestação de força e capacidade do nosso país.

Américo Campos Filho, José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa e Paulo Roberto do Lago Helene, Editores