Regulamento
 

 

Introdução

A partir de 2008 a Revista IBRACON de Estruturas (IBRACON Structural Journal) e a Revista IBRACON de Materiais (IBRACON Materials Journal) passarão a constituir uma única revista intitulada Revista IBRACON de Estruturas e Materiais IBRACON (Structures and Materials Journal) , que será disponibilizada, da mesma forma que suas antecessoras, para acesso eletrônico, com informações sobre o escopo, formatações de contribuições, procedimentos para submissão, revisão e aceitação de artigos para publicação. A Revista terá periodicidade trimestral e deverá constar de 5 a 8 artigos por número, todos em Inglês, com versão opcional em Português ou Espanhol. Os números publicados ao longo de um ano constituirão um volume.

Objetivos

A Revista IBRACON de Estruturas e Materiais tem como principais objetivos:

  • publicar artigos revisados por um corpo editorial de excelência na pesquisa científica e tecnológica sobre estruturas e materiais de concreto;
  • proporcionar aos pesquisadores um meio qualificado de divulgação de pesquisa e desenvolvimento sobre estruturas e materiais de concreto;
  • possibilitar o intercâmbio de pesquisadores, fabricantes e usuários de estruturas e materiais de concreto;
  • minimizar o tempo de publicação e divulgação dos artigos e promover o acesso amplo e irrestrito à informação de qualidade ao maior número de pessoas possível.

Descrição da Revista

A Revista IBRACON de Estruturas e Materiais objetiva divulgar os desenvolvimentos atuais e os avanços nas áreas de estruturas e materiais de concreto. A Revista incluirá artigos sobre normalização, projetos estruturais, estruturas de concreto, estruturas mistas, cimento, materiais cimentantes e seus derivados, como concreto e argamassa, materiais poliméricos de reforço, e betuminosos usados na construção civil. A Revista publicará artigos sobre a pesquisa científica e tecnológica, o desenvolvimento e a aplicação do concreto estrutural. Assim, contribuições originais que tratam da mecânica da fratura, aspectos da durabilidade, propriedades estruturais, modelagem de comportamento e outras farão parte da Revista. Contribuições sobre desempenho in situ, a relação desempenho e técnicas de construção e o comportamento estrutural dos materiais quando empregados em componentes e estruturas serão igualmente aceitos.
A Revista tem o objetivo de promover a melhor compreensão sobre estruturas e materiais de concreto, fornecer subsídios para um fórum de debates entre investigadores, produtores e usuários desses materiais e estruturas, incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica e construir uma ponte que relacione aspectos da ciência de materiais, teoria de estruturas e o desempenho do concreto. A Revista promoverá o desenvolvimento do setor de Construção Civil através da colaboração conjunta de cientistas, engenheiros, projetistas, construtores, fabricantes e usuários de estruturas e materiais de concreto.
O acesso à Revista será livre a todos os associados do IBRACON. Os não associados terão acesso limitado ao material publicado e poderão adquirir números isolados da Revista. Os recursos para manutenção da Revista serão obtidos junto a agências de fomento e junto ao IBRACON. Não é intenção que seja mantida com recursos de patrocínios da iniciativa privada, o que poderia diminuir o crédito das publicações.

Periodicidade das publicações

Inicialmente, os números da Revista serão publicados trimestralmente. Para dinamizar a difusão de informações, os Artigos e Comunicações Técnicas aprovados em primeira revisão e, a critério dos Editores e do Conselho Editorial, serão disponibilizados no número em construção da Revista e identificados com a tarja “Aprovação preliminar – em revisão”.

Tipos de Contribuição

A Revista publicará artigos técnico-científicos inéditos e originais, artigos de comunicação técnica, discussão e réplica dos autores. No site da Revista serão publicados relatórios de conferências e de reuniões relevantes, comunicações de revisão de livros, e contribuições a um fórum de discussão sobre os temas de materiais e técnicas de construção. Todas as contribuições serão revisadas e somente publicadas com a aceitação do Editor e do Conselho Editorial.
Restrições de conteúdo e espaço (tamanho) poderão ser impostas conforme decisão do editor e revisores. As contribuições serão aceitas somente em inglês.

Artigo

Serão aceitos artigos técnicos inéditos e originais, que estejam de acordo com o escopo de Revista e apresentem qualidade de informações e apresentação. Diretrizes para a elaboração e submissão dos artigos estão detalhadas no Guia de Redação de Artigo (a ser disponibilizado no site da Revista).

Comunicação técnica

A comunicação técnica é um trabalho sucinto e tem o objetivo de apresentar as novidades em pesquisa, desenvolvimento e aplicação tecnológica na área de materiais de construção civil. Os trabalhos não precisam ser necessariamente conclusivos porque têm a função de introduzir um novo tema na pauta de discussões. É um espaço reservado às indústrias, empresas, universidades, instituições de pesquisa, pesquisadores e profissionais que queiram divulgar os seus trabalhos e produtos ainda em fase de desenvolvimento. Os procedimentos e formatos para submissão estão detalhados no Guia de Redação de Comunicação (a ser disponibilizado no site da Revista).

Discussão e Réplica

A Discussão será recebida, no máximo, após 3 meses da publicação do Artigo ou da Comunicação
Técnica a que se refere. As Discussões e as Réplicas não deverão ultrapassar o limite de 3 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas e deve seguir a Folha de Estilos de
Discussão e Réplica (a ser disponibilizado no site da Revista). A Discussão não deve ser ofensiva e deve limitar-se ao escopo do trabalho a que se refere. Será concedido o direito de réplica aos
Autores. As Discussões e as Réplicas de um determinado artigo ou Comunicação Técnica serão publicadas no número subseqüente da Revista.

Procedimentos para submissão e revisão das contribuições

Os procedimentos para submissão e revisão de artigos e comunicações técnicas, bem como os arquivos de formatação, estarão detalhados no site do IBRACON (www.ibracon.org.br).
Os Artigos e as Comunicações Técnicas serão revisados por pelo menos dois revisores
Indicados pelos Editores dentre os associados do IBRACON com reconhecida competência nos temas abordados. As Discussões e Réplica dos Autores serão aceitas para publicação após revisão pelo Editor e por pelo menos um membro do Conselho Editorial. No caso de haver pendência entre Revisor e Autores, a contribuição será enviada a um especialista no objeto da discussão para seu parecer.

Constituição da Revista

Conselho Editorial & Corpo de Revisores
Os membros do Conselho Editorial devem ser de reconhecida capacidade científica nas áreas de atuação do IBRACON. Também devem ser originários e representantes de diversas regiões do país e de Entidades Internacionais consagradas na área de estruturas e materiais de concreto e de construção civil.

Editores
A Revista IBRACON de Estruturas e Materiais inicia com os seguintes Editores:

  • Prof. Dr. Américo Campos Filho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
  • Prof. Dr. José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Prof. Dr. Paulo Roberto do Lago Helene (Universidade de São Paulo)

Os editores deverão ser substituídos a cada três anos, de modo que haja substituição de um Editor a cada ano, a partir de 2010, assegurando desta forma a continuidade da política editorial. Os editores serão indicados pelo Conselho Editorial dentre os sócios do IBRACON com reconhecida competência científica nas áreas de atuação da revista, e referendados pela Diretoria do IBRACON.

Conselho Editorial (15 membros)
A cada 2 anos, 3 (três) dos membros do Conselho Editorial devem ser substituídos. O próprio
Conselho Editorial, por votação de maioria simples deve indicar os novos Conselheiros, que deverão ser referendados pela Diretoria o IBRACON. Os novos Conselheiros devem ter reconhecida atuação como revisores de artigos da revista. Os membros do Conselho Editorial deverão ser associados ao IBRACON. O Conselho Editorial será composto por 15 membros, com um máximo de 40% de membros provenientes do mesmo Estado, e com 3 ou 4 convidados do exterior. Para permanecer no Conselho Editorial os participantes terão de submeter um número mínimo de 3 (três) de artigos para a revista a cada dois anos, além de participar ativamente do processo de revisão de artigos submetidos à Revista.

Corpo de Revisores
Os revisores de artigos serão indicados, para cada artigo, dentre os associados do IBRACON com reconhecida competência científica nas áreas de interesse, mediante convite formulado pelos editores. Anualmente, ao final de cada volume, os associados que efetivamente participaram na revisão de seus artigos, terão seus nomes listados como uma forma de atribuir-lhes os devidos créditos.

Alterações e Omissões
Os casos omissos serão tratados pela Diretoria do IBRACON, dando-se a devida divulgação na comunidade, se for o caso. Este Regulamento entra em vigor assim que aprovado pelo Conselho Diretor do IBRACON e somente por este poderá ser alterado, a partir de uma solicitação e proposta do Conselho Editorial.