Page 37 - Revista_concreto_65

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se adotem novos valores de resistência
à compressão para as peças, o que im-
plicará em novos estudos de dosagem;
e.3) Ensaiar as peças acabadas e verificar
se estão de acordo com os requisitos
especificados pela ABNT NBR 14859-1:
2002 Laje pré-fabricada – Requisitos
Parte 1: Lajes unidirecionais;
e.4) Registrar todos os problemas decor-
rentes do processo de fabricação de
maneira a alimentar o ciclo PDCA – (Pla-
nejar/Desenvolver/Controlar/Acompa-
nhar) e promover o aprimoramento do
processo de produção.
4. Conclusão
O sistema construtivo pré-fabricado é,
sem dúvida, um grande trunfo da constru-
ção civil e, ao optar por essa alternativa,
os construtores esperam reduzir desperdí-
cios, tempo, mão de obra e garantir a qua-
lidade final da edificação.
Este trabalho alerta para a necessida-
de de controle tecnológico do processo de
fabricação dos elementos pré-fabricados e
elucida que não é o anseio por economia
de material que causa o desempenho ina-
dequado desses elementos.
Nesse caso em específico, os materiais uti-
lizados para a confecção dos trilhos são mais
que suficientes para que os resultados fossem
satisfatórios. Entretanto, a ausência de umtéc-
nico com habilidades obtidas cientificamente
pode ser apontada como a maior falha no pro-
cesso. O técnico habilitado teria a capacidade
de aplicar corretamente os materiais, garantir
a uniformidade desses materiais, padronizar o
processo producente dentro da boa prática e
ainda controlar a fabricação, fazendo com que
os produtos atinjam o desempenho esperado.
ação do sol fazendo com que os mes-
mos permaneçam, pelo menos, sete
dias nessa condição; alternativamente,
pode-se optar pela cura química.
d) Ensaios tecnológicos a serem realizados:
d.1) Granulometria de agregados: sempre
que houver mudança de fornecedor e no
mínimo a cada lote de 80 m³; o ensaio
também deverá ser realizado sempre que
o técnico notar alteração na granulome-
tria, textura, forma ou cor do material;
d.2) Deverá ser feito um exame visual
quanto à presença de material pulveru-
lento e quanto à presença de matéria
orgânica e, caso haja excesso das mes-
mas, deverá ser verificado tais teores
por meio de ensaios de laboratório;
d.3) Verificar o tipo de cimento para esco-
lher o traço previamente definido para
cada tipo de cimento;
d.4) Determinação da umidade da areia
pelo frasco de Chapman diariamente an-
tes de iniciar as operações de dosagem;
caso ocorram precipitações pluviomé-
tricas durante o dia, repetir o ensaio;
d.5) Aferir a consistência do concreto pelo
abatimento do tronco de cone;
d.6) Moldar corpos de prova para proceder
ao ensaio de resistência à compressão
simples (ABNT NBR 5739: 1993) e ensaio
de absorção de água por imersão (ABNT
NBR 9778: 2005).
e) Outras recomendações:
e.1) Utilizar espaçadores plásticos para ga-
rantir o recobrimento das armaduras;
e.2) Estabelecer por meio de estudos estru-
turais a idade mínima na qual as peças
acabadas poderão ser transportadas e
montadas em obra sem causar danos es-
truturais; este estudo poderá exigir que
[01] ARMILIATO, A.; LIMA, S.M. DE. Controle tecnológico na fabricação de artefatos de cimento
– trilhos de laje pré-moldada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 52.,2010,
Fortaleza, CE. Anais...São Paulo: IBRACON, 2011.
[02] ANDRADE FILHO, J.C.X. DE; SILVA, A.J.DA C. E; OLIVEIRA ANDRADE, T.W.C.DE.
Pré-fabricados de concreto: cenário atual e necessidades especiais de produção
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2010,.
[03] FIGUEIREDO FILHO, J.R.; SHIRAMIZU, A.K.H. Diagnóstico das condições de projeto e
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Referências Bibliográficas
Controle tecnológico na produção de trilhos
de laje pré-fabricada - De Lima & Campos