Parcerias Nacionais

EMPRESAS PRIVADAS

  • Monitoração da Ponte do Rio Maranhão.
    O Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON, e as empresas Camargo Corrêa Industrial S/A e Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A., firmaram um convênio para prestação de serviços que abrange assessoria à monitoração da Ponte sobre o Rio Maranhão, um dos formadores do rio Tocantins, na bacia da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa. Contam também com o Departamento de Apoio e Controle Técnico da empresa FURNAS Centrais Elétricas S.A. e da empresa Experimental Engenharia Ltda.
    A Ponte foi inaugurada no ano de 1997, no município de Uruaçu - Goiás.
    Os serviços de assessoria a serem prestados pelo IBRACON encontram-se discriminados a seguir:
    • Aplicativos e instruções para medições de tensões na armadura passiva, temperaturas e movimentação de juntas roteiro para instalação de aparelhos;
    • Visitas à obra de técnicos em instrumentação visando assessoria especializada;
    • Relatórios e assessoria para análise dos resultados.
    Tratando-se de obra construída com a técnica de balanços sucessivos, tramos de 80m, 145m e 80m, respectivamente e utilizando concreto de alto desempenho e alta resistência (o fck estimado a partir de corpo-de-prova da obra variou de 62,5 MPa a 70 MPa) a sua monitoração trará dados de grande importância para balizar futuros projetos.


EMPRESAS PÚBLICAS
  • Monitoração da Ponte Bernardo Goldfarb.
    Inaugurada em 1994, na cidade de São Paulo, a ponte Roberto Goldfarb (nova ponte Eusébio Matoso) foi projetada pela Promon Engenharia e construída pela Contruções e Comércio Camargo Corrêa, com gerenciamento da Emurb. Constitui-se em uma das maiores estruturas extensamente monitoradas no mundo.
    No Brasil, pela primeira vez uma obra deste porte foi dotada de um Plano de Monitoramento, através de sistema de auscultação intenso e extenso, controlado por duas centrais de leituras situadas no interior do tabuleiro em caixão, permitindo o acompanhamento do desempenho desde o início do processo.
    A idéia original da monitoração partiu do corpo técnico da Emurb. Realizada durante a construção, de dezembro de 1992 a junho de 1944, trouxe importantes subsídios para a Engenharia preventiva.
    O IBRACON, ciente da importância e da raridade deste trabalho, congregou um grupo de empresas, viabilizando a sua retomada, a partir de março de 1996, através de contrato firmado com a Emurb.
    O IBRACON viu neste trabalho uma oportunidade de confrontar os dados experimentais com o modelo de fluência preconizado pelo CEB (Comitée Eurointernational du Béton) e com a norma Brasileira, e decidiu dar continuidade às medições. Para isto buscou o suporte financeiro da: Cimento Eldorado - Divisão Silmix, Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, Construções e Comércio Camargo Corrêa, Mepel Artefatos Especiais de Borracha e Rudloff Industrial.
    Com este suporte, foi assinado o contrato com a Emurb para permitir esta nova fase de monitoração da obra e recontratada pelo IBRACON a Experimental Engenharia para executá-la.
    Esta nova fase deverá verificar a adequação de seu comportamento, em especial quanto à deformação decorrente da temperatura, a estabilização das flechas sob ação de cargas permanentes, se as juntas de pistas permitem as aberturas previstas no projeto, se a fluência e a retração do concreto estão estabilizando-se e, finalmente, se os aparelhos de apoio vem movimentando-se dentro do programado.
    Nesta fase, prevista para estender-se até dezembro de 1997, já foram efetuados reparos na instrumentação instalada, que hoje se encontra em perfeito funcionamento, e estão sendo interpretados os dados coletados.

UNIVERSIDADES O IBRACON assinou em 05/11/1998 às 15:00 horas no Prédio da Reitoria, o convênio com a Universidade de São Paulo através da Escola Politécnica visando a cooperação técnica e científica entre as duas Instituições.


ENTIDADES O IBRACON assinou convenio com o Comitê Brasileiro de Grandes Barragens (CBGB) promovendo um intercâmbio maior com esta instituição, em breve, disponibilizarão conjuntamente suas publicações.
No dia 15/10/1998 o Ibracon assinou um convenio com o Instituto de Engenharia ampliando mais com isto a divulgação das novas tecnologias e pesquisas do concreto.
Na era da globalização muitas vezes a integração pode ser a resposta. Desta maneira a tecnlogia em si não é de muita valia se não houver uma aplicação integrada.
Atento a isto, o IBRACON assinou convênio com o SINDUSCON/SP (Sindicato da Indústria de Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo), visando a melhoria da qualidade da Construção Civil no emprego de modernas técnicas de cálculo e construção, com a ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), objetivando um intercâmbio com os arquitetos nos mais variados estudos do concreto na arte das construções e com o ITQC (Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade da Construção), promovendo a melhoria da qualidade, produtividade e a modernização tecnológica na Indústria da Construção Civil.

No dia 13 de julho de 1999 o IBRACON assinou um convênio com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDE) tendo como objetivo a promoção e a intensificação de ações integradas voltadas ao desenvolvimento tecnológico e ao aprimoramento técnico do pessoal e das atividades relacionadas às entidades conveniadas.


ABPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PONTES E ESTRUTURAS


PROTOCOLOS DE PARCERIAS ESTABELECIDOS PELO IBRACON COM ENTIDADES CONGÊNERES

Presentes os Diretivos mais Importantes

Instituição
Siglas
Participante
Cargo
Asociación Argentina de Tecnología del Hormigón AATH ENG. LEONARDO ZITZER Presidente
Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural ABECE ENG. JOSÉ ROBERTO BRAGUIM Presidente
Asociación Científico-técnica del Hormigón Estructural ACHE ENG. HUGO CORRES PEIRETTE Presidente
Asociación de Ingenieros Estructurales de la República Argentina AIE ENG. ANIBAL MANZELLI Presidente
Comisión Nacional del Cemento y del Hormigón de Cuba CNCH VITERVO O'REILLY DIAZ Presidente
Federación Ibero-americana del Hormigón Premezclado FIHP ENG. JOSÉ MIGUEL PAZ VIVEROS
ASOCRETO - Asociación Colombiana de Productores de Concreto Director General
LIC. ARMANDO MILLAN
AMIC - Asociación Mexicana de la Industria del Concreto
Director General
Instituto Paraguayo del Cemento y el Hormigón IPCH ENG. AUGUSTO ACOSTA Director

Presentes outros Diretivos ou Representantes
Instituição
Siglas
Participante
Cargo
Federación Ibero-americana del Hormigón Premezclado FIHP ENG. LUCIO DONADI
AVECRETO - Asociación Venezolana de Concreto Premezclado
ENG. MANUEL LASCARRO
FIHP

Secretário Geral

Secretario Ejecutivo

IAssociação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica ABMS JOAQUIM OLIVEIRA Presidente do Nucleo Regional Nordeste
Associação Brasileira de Pontes e Estruturas ABPE UBIRAJARA FERREIRA DA SILVA Vice-Presidente
Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción ALCONPAT PEDRO CASTRO Presidente de Honra
Associação Sul-americana de Engenharia Estrutural ASAEE LUIZ CARLOS PINTO DA SILVA FILHO Diretor

Copyright © 2013. IBRACON. Desenvolvido por Arte Interativa - www.arteinterativa.com.br