51º Congresso Brasileiro do Concreto – Mecanismo de Colapso da Estrutura do Túnel da Estação Pinheiros do Metrô de São Paulo


O colapso da estrutura do túnel da Estação Pinheiros do Metrô de São Paulo, acidente ocorrido em 2007, é assunto de intensa e controvertida discussão na esfera legal. A importância e dimensão da obra fazem também com que o assunto se mantenha em discussão sob o ponto de vista tecnológico e científico, para que se forme um entendimento adequado sobre o problema de engenharia e para que os métodos de projeto e construção, empregados em obras subterrâneas, avancem.

Com este propósito, o 51º Congresso Brasileiro do Concreto (51ºCBC 2009), maior fórum nacional sobre a tecnologia do concreto e de seus sistemas construtivos, convidou o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Carlos Eduardo Moreira Maffei, para discutir os principais fatores intervenientes no mecanismo de colapso da estrutura do Túnel do Metrô de São Paulo, considerando-se as diferentes hipóteses levantadas sobre as possíveis causas do acidente.

Maffei é professor das disciplinas: “Resistência dos Materiais e Estática das Construções”, “Interação Solo-Estrutura”, “Projetos de Obras Subterrâneas em Rochas Fraturadas”, “Túneis em Solo”, “Comportamento dos Solos Tropicais” e “Concepção, Projeto e Métodos Construtivos de Grandes Estruturas e Obras Enterradas”, entre outras. É também pesquisador no Departamento de Estruturas e Fundações da USP, que desenvolve as linhas de pesquisa: Túneis e Escavações Subterrâneas e Projeto e Métodos Construtivos de Obras Subterrâneas.


O 51º Congresso Brasileiro do Concreto, evento promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, vai ocorrer na Expo Unimed, em Curitiba, de 6 a 10 de outubro.

Participe deste debate!

Saiba como em:
www.ibracon.org.br

Caso não haja interesse em receber novas informações do IBRACON, clique aqui
Power by Arte Interativa